A rede de hotéis Four Seasons vai inaugurar ainda em 2017 sua primeira operação no Brasil. Foto: Divulgação.

A rede de hotéis Four Seasons vai inaugurar ainda em 2017 sua primeira operação no Brasil, que se juntará a outras 41 unidades do grupo. O projeto arquitetônico liderado pela Iron House, empresa brasileira com foco em desenvolvimento, investimento e gestão de ativos imobiliários, foi assinado pelos escritórios HKS Architects (EUA) e Aflalo/Gasperini (Brasil).

A Iron House contratou consultoria BIM Gehry Technologies para avaliar e gerenciar as melhores ferramentas e processos BIM e de desenvolvimento de projetos. A Gehry Technologies é uma empresa da Trimble, que atua com em soluções que otimizam o ciclo de projeto e construção de empreendimentos. 

Para a centralização dos projetos e de toda documentação de design, os escritórios utilizaram o Trimble Connect, uma plataforma online em nuvem que permite visualização de documentos e modelos BIM (Building Information Modeling) elaborados em diversos softwares, com a colaboração entre todos os envolvidos.

O processo permite compilar digitalmente um ou mais modelos virtuais da construção, além de todos os documentos e projetos da edificação. A plataforma suporta arquivos 2D e 3D, faz verificação de conflitos de geometria e aponta quantidades de elementos (como vigas, portas e volume de concreto).

“O Trimble Connect permitiu à Iron House um maior controle sobre o desenvolvimento dos projetos, aprimorando qualidade, tempo e custo. Aliado a isso, a sinergia gerada entre as equipes envolvidas foi fator decisivo para uma redução de mais de 20% no custo da obra, mantendo a qualidade do projeto e cumprindo os elevados padrões para um Hotel Four Seasons”, afirma Octavio Moraes, coordenador de Engenharia da Iron House. 

As empresas chegaram a contar com mais de 150 pessoas trabalhando ao mesmo tempo no projeto, localizadas em 13 regiões ao redor do mundo e em 8 fusos horários diferentes. 

“A solução Trimble Connect nos ajudou a organizar essa comunicação e troca de informações, facilitando os trabalhos”, completa Moraes.

O Four Seasons é um empreendimento de uso misto com 82.000 m² e está localizado no Parque da Cidade, na zona Sul da capital paulista.

A torre de 30 andares terá 17 pavimentos destinados ao hotel e 13 às unidades residenciais, além de mais 6 andares de subsolos para áreas técnicas e estacionamento. 

O empreendimento terá 254 quartos, restaurante, lobby bar, spa, fitness center e 1.500 m² de espaço de eventos e salas de conferências, além de 84 residências de 92 a 214 m² com um ou dois quartos.