Nícolas Pinto Linné, CFO da BRFibra Telecomunicações. Foto: divulgação.

A BRFibra Telecomunicações, fornecedora de meios multimídia para operadoras e mercado corporativo, acaba de adotar o ERP da Sankhya, companhia de soluções de gestão para pequenas, médias e grandes empresas.

Segundo a BRFibra, a projeção para 2020 é um crescimento de dois dígitos e, para isso, a empresa está passando por um processo de gestão de pessoas, compliance fiscal e contábil, que exige que todos os processos estejam dentro de um ERP.

Até então, a companhia trabalhava com sistemas nativos para as áreas técnica e operacional e outro para a área administrativa, sem integração entre eles.

Para obter as informações do negócio, era preciso reunir diferentes planilhas, preenchidas de forma manual. Agora todos os setores estarão integrados de forma automática.

De acordo com a empresa, os dados estão disponíveis para consulta tanto no celular quanto no desktop e tudo é atualizado em tempo real, permitindo a visão sobre os indicadores financeiros, comerciais e técnicos da companhia.

O impacto da implantação do novo ERP deve ser maior na área de projetos da empresa. 

“Com a Sankhya, nosso setor de análise de projetos terá informações que hoje não temos. Isso porque o ERP permitirá a integração das áreas de implantação com a de planejamento e finanças, possibilitando um levantamento prévio de custos no decorrer de cada projeto que lideramos”, afirma Nícolas Pinto Linné, CFO da BRFibra Telecomunicações.

A área de vendas também terá impacto, com o módulo de CRM oferecido pelo ERP, que permite a verificação de forma automática de todas as etapas da venda, como quais clientes renovaram e quais foram abordados, por exemplo.

Hoje, para consolidar essas informações, a empresa precisa buscar dados manualmente em diferentes fontes.

De acordo com a BRFibra, o ERP da Sankhya foi escolhido por ser um sistema nacional atualizado com as exigências fiscais, tributárias e de RH exigidas no país, além possibilitar a inserção de procedimentos específicos do seu negócio com facilidade.

“Para nós, ter um parceiro que é hoje uma das maiores empresas de Telecom do país, muito nos orgulha e reafirma o compromisso da Sankhya em expandir cada vez mais sua atuação no estado do Rio Grande do Sul”, ressalta Antonio Ribeiro, diretor da unidade Sankhya em Porto Alegre.

Fundada em 1991, BRFibra tem sede em Porto Alegre e atuação em todo o Brasil, com 700 colaboradores e mais de três mil clientes.

Já a Sankhya foi fundada em 1989 e possui 34 unidades, com uma equipe superior a 1,2 mil funcionários e 10 mil clientes nos 26 estados do Brasil.

A empresa faturou R$ 170 milhões e cresceu 30% em 2018, último período em que divulgou seus resultados. Para 2019, a expectativa era obter receita de R$ 220 milhões.