Facebook aposta nos no-breaks da Eaton. Foto: divulgação.

Para dar suporte aos servidores de seu novo data center, localizado na Carolina do Norte, o Facebook adotará no-breaks da Eaton, conforme anunciado pela rede social nesta quinta-feira, 07.

A empresa de Mark Zuckerberg utilizará os modelos Xpert 9395 e Eaton 9390 para proteger sua infraestrutura de rede e de seus servidores. Segundo a fabricante, os modelos combinam alto desempenho e baixo consumo e emissão de carbono.

No caso do Facebook, o uso dos novos no-breaks reduziram o índice de eficiência do uso de energia (PUE), que mede o consumo energético em contrase com o resfriamento e outras sobrecargas no equipamento.

"O PUE médio para data centers é 1,83, mas, parte devido à colaboração da Eaton, o PUE do Facebook em seu data center no  Oregon, é 1,06. Quanto mais próximo o índice PUE é de 1,0, mais eficiente é o data center", destacou diz Daryll Fogal, Vice-presidente Sênior de Tecnologia para o Setor Elétrico da Eaton.

O Facebook também está preparando um data center em Lulea, na Suécia, que contará com estrutura semelhante com os equipamentos da fabricante norte-americana.

Recentemente, a rede social registrou 1 bilhão de usuários, sendo que no Brasil são quase 70 milhões de perfis, ficando em quinto lugar entre os países que mais usam o Facebook.

A Eaton, empresa com cerca de 103 mil funcionários e operação em mais de 175 países,  registrou em 2012 um faturamento de US$ 16,3 bilhões.