O Colégio Palmares entrou no top 10 dos Enem 2014 na cidade de São Paulo. Foto: Divulgação.

O Colégio Palmares contratou a Implement Systems, integrante da rede FileMaker Business Alliance Brasil, para criar um banco de dados para cada estudante com seus respectivos trabalhos e provas separados por matéria e acesso remoto em tablets e computadores.

O Implement School foi pensado para facilitar a entrega de provas de baixo rendimento.

Antes, as provas de mais de 1 mil estudantes do ensino infantil ao médio com pontuação inferior a C (sistema em que A representa a maior nota e F a menor) eram separadas manualmente pelos funcionários, folha a folha, para serem xerocadas, grampeadas e só então liberadas para entrega aos pais e alunos. 

O procedimento demandava tempo e gerava retrabalhos, além de muita papelada para estocar. 

Para criar a solução, foi utilizada a plataforma FileMaker Pro, tecnologia de subsidiária da Apple para criação de aplicativos customizados para dispositivos móveis e web. 

“Sugeri a criação de uma aplicação capaz de tornar automática a entrega desses testes de baixo rendimento, promovendo fácil acesso aos resultados e à curva de aprendizado de cada aluno. Com a modernização, as provas passaram a ser digitalizadas e inseridas no app, que automaticamente envia cópias para a mãe, o pai e o próprio aluno”, relata Marcos Toscano, diretor de Tecnologia do Palmares.

Outra funcionalidade da ferramenta é o gerenciamento dos conteúdos educacionais, que anualmente somam mais de quatro milhões de cópias, entre lições de casa, trabalhos, provas e avaliações. 

“Agora conseguimos rapidamente atender aos pedidos do corpo docente, que tem acesso a tudo dentro da sala de aula e pode verificar e corrigir erros em tempo real diretamente no iPad”, pontua Toscano.

Com a revisão integral dos documentos antes da impressão, o colégio chega a economizar até R$ 5 mil, antes gastos com toners e impressoras, em meses de prova. 

A aplicação tem ainda promovido a migração de todos os arquivos físicos para o banco de dados em FileMaker. O objetivo é minimizar perdas e retirar de circulação antigas cópias em papel.

Atualmente, cerca de 100 funcionários utilizam o Implement School e mais de 1 mil pais e alunos acessam trabalhos e provas.

O Palmares entrou no top 10 dos Melhores do Ranking Nacional do Enem 2014 na cidade de São Paulo.