Fiat anuncia centro de desenvolvimento no nordeste. Foto: divulgação.

A Fiat anunciou na última quinta-feira, 03, que além de inaugurar uma fábrica em Pernambuco, a empresa terá um centro de projetos em sua unidade no estado nordestino.

Segundo informação do Valor, a montadora instalará um centro de engenharia no Recife, onde devem trabalhar pelo menos 500 profissionais. A empresa não divulgou valores sobre o investimento no local, mas para fins de comparação, a Fiat gastou R$ 400 milhões no centro de engenharia de Betim, onde foi desenvolvido o novo Uno.

Segundo Stefan Ketter, vice-presidente global de manufatura da montadora, o centro será integrado à plataforma global da montadora, projetando veículos para produção em qualquer unidade da fabricante mundo afora.

A expectativa é que parte da mão de obra, formada principalmente por engenheiros, seja formada na chamada Faculdade Automotiva, parceria entre a Fiat, o governo de Pernambuco e o Senai.

A montadora possui centros de Engenharia em Auburn Hills (EUA), Turim (Itália) e Betim (MG), onde fica a principal fábrica da Fiat no Brasil.

A nova unidade, situada em Goiana, ao litoral norte do estado, terá capacidade para produzir 200 mil carros por ano e terá sua produção iniciada com veículos da americana Chrysler, marca adquirida em 2009 pela montadora italiana.

A previsão de inauguração da unidade de fabricação é para o segundo semestre de 2015, em um investimento estimado em R$ 7 bilhões.