A Anglo American é uma das maiores do mundo na área de exploração mineral. Foto: Anglo American/Divulgação
A Anglo American, conglomerado britânico que atua no ramo da mineração, criou uma plataforma para gerenciar ações de eficiência energética e emissões de carbono com a IndustryCare, startup goiana especializada em digitalização e descarbonização industrial.
A mineradora já monitorava suas emissões de carbono em planilhas, mas precisava visualizar seus indicadores de energia e emissões de outra maneira, para que pudesse fazer análises, simulações e priorizações de projetos de melhoria.
Com a criação da plataforma analítica, batizada de CarbonCare, a IndustryCare configurou dashboards que oferecem uma visão setorizada do consumo de energia e de emissões, além da intensidade de energia e carbono em comparação com a produção.
O modelo possui 96,9% de acuracidade, dando maior confiabilidade em prognósticos e planejamentos e na previsão de consumo de energia e emissões futuras.
A startup também desenvolveu um módulo para simular e comparar cenários de melhoria em energia e sustentabilidade, permitindo projetar o comportamento atual da operação da mineradora para os próximos anos e comparar com novos cenários impactados por projetos de eficiência energética e descarbonização.
"Para operarmos minas cada vez mais sustentáveis e atingirmos nossa meta de neutralidade de carbono até 2040, é essencial ter uma gestão eficiente de gases de efeito estufa (GEE)", comenta Lorena Lopes, engenheira de meio ambiente e responsável técnica do projeto com a Anglo American.
Segundo Lopes, a startup também desenvolveu o Sistema Integrado para Gestão de Análise de Savings de Energia e Emissões de Gases de Efeito Estufa.
Ele integra dados que a Anglo American já possui e entrega a previsibilidade de quão perto estão de atingir metas de neutralidade de carbono.