INOVAÇÃO

Anglo American controla CO2 com IndustryCare

07/04/2022 13:44

Empresa desenvolveu uma plataforma para gerenciamento de ações da mineradora.

A Anglo American é uma das maiores do mundo na área de exploração mineral. Foto: Anglo American/Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Anglo American, conglomerado britânico que atua no ramo da mineração, criou uma plataforma para gerenciar ações de eficiência energética e emissões de carbono com a IndustryCare, startup goiana especializada em digitalização e descarbonização industrial. 

A mineradora já monitorava suas emissões de carbono em planilhas, mas precisava visualizar seus indicadores de energia e emissões de outra maneira, para que pudesse fazer análises, simulações e priorizações de projetos de melhoria.

Com a criação da plataforma analítica, batizada de CarbonCare, a IndustryCare configurou dashboards que oferecem uma visão setorizada do consumo de energia e de emissões, além da intensidade de energia e carbono em comparação com a produção.

O modelo possui 96,9% de acuracidade, dando maior confiabilidade em prognósticos e planejamentos e na previsão de consumo de energia e emissões futuras.

A startup também desenvolveu um módulo para simular e comparar cenários de melhoria em energia e sustentabilidade, permitindo projetar o comportamento atual da operação da mineradora para os próximos anos e comparar com novos cenários impactados por projetos de eficiência energética e descarbonização.

"Para operarmos minas cada vez mais sustentáveis e atingirmos nossa meta de neutralidade de carbono até 2040, é essencial ter uma gestão eficiente de gases de efeito estufa (GEE)", comenta Lorena Lopes, engenheira de meio ambiente e responsável técnica do projeto com a Anglo American.

Segundo Lopes, a startup também desenvolveu o Sistema Integrado para Gestão de Análise de Savings de Energia e Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Ele integra dados que a Anglo American já possui e entrega a previsibilidade de quão perto estão de atingir metas de neutralidade de carbono. 

"Isso permite otimizar o controle de nossas metas e apoiar decisões para que consigamos atingi-las no tempo proposto", afirma Lopes.

A Anglo American é uma das maiores do mundo na área de exploração mineral. Fundada em 1917, está ligada à exploração de minas na África do Sul.

Com sede em Londres, o Grupo Anglo American possui cerca de 87 mil empregados no mundo e instalou-se no Brasil nos anos 70.

Atualmente, possui uma planta de níquel em Niquelândia, no estado de Goiás, em operação desde 1982, com uma produção anual de 10 mil toneladas de níquel contido.

Em agosto de 2008, a Anglo American criou a Anglo Ferrous Brazil, formada a partir da aquisição do Projeto Minas-Rio, extração, beneficiamento e transporte de minério de ferro, com capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.

A IndustryCare foi fundada em 2019 e possui sede em Goiânia e é dona de uma solução de digitalização de fábricas baseada em Internet das Coisas e análise de dados.

A startup tem entre seus fundadores Bruno Sousa e Jaderson Cruz, que possuem passagens na Cogni, assessora de empresas sobre uso econômico e sustentável de energia, como CEO e gerente de TI, respectivamente, e Wagner Neto, ex-head de operações da Epinefrina, empresa de publicidade na área de saúde e bem-estar. 

Seu portfólio conta com clientes como BASF, CSN, M. Dias Branco, Mineração Rio do Norte e Minerva Foods.

Veja também

COMANDO
NSTech anuncia nova CEO

Startup de logística traz ex-CRO da RD Station para acelerar internacionalização.

CONTRATAÇÃO
Ex-AWS é nova head de pessoas da 123Seguro

Denise Franciscato tem passagens pela Toyota, IBM e Coca-Cola FEMSA.

INTERNET
TIM ativa antenas 5G no Paraná

Curitiba foi a primeira cidade do Sul a receber a internet.

M&A
Brivia compra Heads

Agência digital gaúcha solidifica uma oferta completa para comunicação.

TRANSIÇÃO
SoftExpert anuncia novo CEO

Josiani Silveira substitui o fundador Ricardo Lepper, que assume como presidente executivo.

RESULTADOS
Elifegroup fatura R$ 102 mi, alta de 57%

Crescimento foi liderado pela Buzzmonitor, plataforma que se tornou uma empresa independente.