Marinha reforça comunicações com videoconferências. Foto: divulgação.

A Marinha do Brasil investiu em um projeto de comunicação para unir suas 400 unidades distribuídas por todo país, instalando uma central de controle multiponto e a solução Scopia Desktop, da Avaya.

O projeto nasceu da necessidade de aproximar essas unidades, gerar interação, diminuir a distância e reduzir os custos antes empregados com a telefonia.

Com a solução, é possível realizar videoconferências com mobilidade, independentemente do local ou do equipamento usado, otimizando instruções e treinamentos por vídeo.

Atualmente, a Marinha disponibiliza videoconferência para toda a corporação, com capacidade de de 80 ligações simultâneas em suas salas, podendo chegar a 150 ligações quando as reuniões são acessadas por computadores pessoais.

O uso da ferramenta também permite a troca rápida de informações e documentos, auxiliando na tomada de decisões.

A implantação do projeto ficou por conta da Seal Telecom, empresa que firmou parceria com a Avaya em junho de 2012, focando em projetos ligados a órgãos governamentais.

Hoje, a implantação está concluída em mais de 70 salas espalhadas pelo Brasil, inclusive em navios baseados em mares nacionais ou que estão em missão de paz em águas estrangeiras.

De acordo com o diretor comercial da Seal Telecom, Douglas Miranda, os atuais sistemas de videoconferência oferecem recursos que ultrapassam algumas barreiras que antes impediam acessos em locais mais remotos e que só contam com uma pequena largura de banda.

“Este projeto foi desafiador para nossa equipe, pois apresentou este detalhe inovador de levarmos a comunicação para o alto mar”, comenta o executivo.