Parque em Santa Maria recebe primeiras empresas. Foto: divulgação.

Inaugurado no início do ano, o Santa Maria Tecnoparque está lentamente iniciando suas operações. Nas últimas semanas, o parque recebeu as suas duas primeiras empresas.

Segundo matéria do Diário de Santa Maria, a primeira companhia a chegar ao local foi a I3 Tecnologia, empresa do segmento de segurança eletrônica que ocupa uma sala no segundo andar do Tecnoparque.

Também no segundo pavimento está a segunda companhia a se instalar, a Ícone, que desenvolve softwares de automação para laboratórios de análises clínicas. Inaugurada na última semana de abril, a unidade no parque é a primeira filial além da sede da empresa em Camobi.

De acordo com jornal, as salas restantes do Santa Maria Tecnoparque permanecem desocupadas, e os espaços destinados à administração do local ainda estão sendo mobiliados. Segundo a direção do local, outras empresas devem fazer a mudança até o final de maio.

Outras instalações no local já estão prontas, como o auditório do parque, a sala da diretoria e uma sala de reuniões. Além disso, o laboratório de informática, que contará com vinte terminais de última geração, deve ser concluído nos próximos dias.

No primeiro piso do prédio 1 do parque, mais duas salas de reuniões e outros dois laboratórios dedicados à simulação também estão quase prontos. As salas e laboratórios, assim que concluídos, ficarão à disposição das empresas residentes do parque, assim como internet de alta velocidade.

Esta estrutura faz parte do Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento de Simuladores (Cetesim), resultado de um investimento de R$ 2 milhões repassado pelo Governo do Estado.

O segundo prédio já está pronto e está com as empresas definidas, mas ainda aguarda a liberação do Habite-se para receber as companhias. Além disso, outro laborátório, destinado a pesquisa e desenvolvimento em games, deve ser instalado neste prédio.

Orçado em R$ 2,2 milhões, o Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Digitais (Cetegames), deve concorrer a um edital publicado recentemente pelo Estado.