Em 2013, a Unimed contou com 697 mil clientes.Foto: Divulgação

A cooperativa médica Unimed Porto Alegre produziu seu relatório de gestão e sustentabilidade 2013, segundo as normas da Global Reporting Initiative [GRI] metodologia adotada por diversas empresas no mundo.

A cooperativa ouviu clientes, colaboradores, cooperados, prestadores e fornecedores sobre temas relacionados às dimensões econômicas, social e ambiental.

Foi constatado pelo levantamento que a Unimed encerrou 2013 com 697 mil clientes, 6,283 mil cooperados e 423 pontos de atendimento, entre serviços credenciados e próprios.

Entre os destaques de 2013 estão a conquista da Certificação Nível II – Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a realização de investimentos na área de relacionamento com o cliente.

No ano passado, também foi comemorado o primeiro ano da Casa Bem-Estar, espaço dedicado à prevenção, que reúne ações de Medicina Preventiva, por meio de atividades gratuitas que incentivam a adoção e a e a prática de hábitos saudáveis.

Ao longo do ano, a Medicina Preventiva atingiu 23.668 vidas com seus programas.

A Cooperativa produz seu Relatório de Gestão anualmente e, desde 2007, de forma virtual, a fim de contribuir para o uso racional do papel e reduzir o impacto ambiental. O relatório está disponível no site da Unimed Porto Alegre.

As diretrizes da GRI propõem um novo processo de eleboração do relatório, sendo um importante diferencial de sua aplicação a mudança na gestão das empresas, o que faz da metodologia um instrumento de promoção de sustentabilidade, mais do que uma ferramenta para elaboração de relatório.

Com o método, é possível medir desempenhos, estabelecer objetivos e monitorar mudanças operacionais, além de fornecer informações que podem influenciar na política, estratégia e nas operações da empresa de forma contínua.