SAP é dominante no setor elétrico. Foto: Pixabay.

A CPFL acaba de concluir o roll out da solução de billing da SAP na operação da antiga AES Sul, adquirida pela companhia em junho de 2016.

Com adoção da solução Customer Care and Services a operação da nova RGE Sul (o resultado da junção da AES Sul com a RGE, outra controlada da CPFL no Rio Grande do Sul) os clientes da empresa podem realizar online 30 serviços e procedimentos que antes exigiam o comparecimento nas agências ou eram limitados ao call center.

“Importante ressaltar que já operamos assim na RGE e que existe um período de maturação e de entendimento. Estamos preparados com equipes em prontidão para dirimir qualquer dúvida ou dificuldades no acesso às novas ferramentas”, contextualiza Roberto Sartori, diretor comercial da RGE Sul. 

O Customer Care and Services é a solução padrão na operação em toda área de concessão. Na RGE, adquirida pela CPFL em 2006, a implementação do produto começou em 2014.

Ela é utilizada por mais de 1000 empresas em todo o mundo e mais de 250 milhões de faturas de energia elétrica por mês são emitidas com a aplicação.

De acordo com Geraldo Guimarães, executivo da Indústria de Utilities da SAP Brasil, mais de 80% de mercado das empresas de utilities no Brasil é cliente SAP. 

A multinacional alemã é a fornecedora de sistemas de gestão do Grupo CPFL, o maior player do setor no Brasil, controlador da RGE, além de clientes como Copel, Cemig, Light, Itaipu, Eletronorte e Furnas.

A Oracle, em troca, tem a Tractebel Energia, maior empresa privada de geração de energia elétrica do país.