A Renner conta com 525 lojas em operação. Foto: Divulgação.

A Renner acaba de adicionar uma ferramenta de busca por imagem em seu aplicativo de e-commerce, disponível para dispositivos iOS e Android.

O recurso conta com o sistema de reconhecimento de imagem da ViSenze, startup de Cingapura investida por Rakuten e WI Harper. A companhia também atende a nomes como Uniqlo, Zalora e Al Tayer.

No app, os usuários podem realizar o upload de fotos de roupas de seu interesse. Se a peça for da Renner, o aplicativo abrirá a página do produto para que o cliente efetue a compra.

Além disso, o sistema utiliza inteligência artificial para entender o tipo de produto que o usuário quer e recomendar peças similares.

"A Renner está sempre atenta às oportunidades de ampliar as funcionalidades oferecidas na esfera digital de forma a integrar o meio físico e online, proporcionando praticidade aos clientes. A busca por imagem, além de cumprir este propósito, ainda torna a experiência de compra mais agradável e interativa", afirma Ronaldo Magalhães, gerente geral de e-commerce da Lojas Renner.

Como utiliza inteligência artificial e machine learning, a busca por imagem aprende sobre o usuário de acordo com o volume de uso do recurso.

A busca por imagem amplia o ambiente omnichannel criado pela varejista, unindo-se a outros recursos já existentes no App da Renner, como a busca por código de barras.

Em seu e-commerce, a Lojas Renner usa o Responsys, um software de e-mail marketing, e o Maxymiser, uma solução que permite customizar páginas na internet para diferentes usuários. Ambas rodam na nuvem e foram adquiridas pela Oracle nos últimos anos.

A rede de varejo é uma das grandes clientes da Oracle no país, usando desde o banco de dados até aplicações empresariais.

Em agosto de 2017, a Oracle anunciou que a empresa havia estendido o uso dos sistemas de gestão também para a Camicado (rede de artigos para casa adquirida em 2011 e cliente da SAP) e a YouCom (varejista focada em público jovem inaugurada em 2013 e usuária de sistemas da brasileira Linx).

A Lojas Renner conta com 525 lojas em operação, considerando todos os seus formatos.