Brasil certifica mais especialistas Carrier Ethernet. Foto: divulgação.

O Metro-Ethernet Forum (MEF), consórcio de tecnologia para difundir padrões e práticas para redes Ethernet, divulgou que a quantidade de profissionais de redes no Brasil com certificação da entidade quadruplicou no primeiro semestre de 2014.

Conforme dados divulgados pela CloudCampus, empresa de treinamento que lançou no país o curso preparatório para a certificação MEF, o número de especialistas subiu de 11 para 41 no período, com uma expectativa de alcançar 150 - um crescimento de mais de 300% - até o final de 2015.

Segundo a empresa de capacitação, este crescimento atesta a forte aceleração dos processos de teste ou adesão das operadoras locais a esta tecnologia de 2013 para cá.

Atualmente, o MEF registra uma população mundial de apenas 2250 profissionais com a sua certificação em atividade em 263 empresas, com um número que vem triplicando a cada ano.

Segundo o consórcio, a demanda global para os próximos quatro anos já será superior a 10 mil profissionais certificados. De acordo com Emerson Moura, representante do MEF no Brasil, todas as operadoras de fixas e móveis, além dos grandes provedores web instalados no País, passaram a investir há pouco tempo no padrão Carrier Ethernet de forma mais sistemática.

“As operadoras e grandes provedores estão intensificando uma corrida para a oferta de serviços diferenciados que exigem a inteligência e flexibilidade do padrão Carrier Ethernet; e a massa crítica de profissionais será um diferencial decisivo na criação dessas ofertas”, assinala o executivo.

Na visão de Marco Filippetti, diretor da CloudCampus, o treinamento online para a prova irá impulsionar a disseminação de certificados do MEF em todas as regiões do País.

“Hoje, uma única operadora – a Embratel - concentra a totalidade dos técnicos certificados que passaram pelo nosso treinamento. Nossa oferta à distância já está senda procurada por outros provedores de serviços e soluções de redes de 11 estados”, afirma Filippetti.

O Metro-Ethernet Forum foi fundado em 2001 e é um dos principais consórcios internacionais de tecnologia em redes e telecomunicações, reunindo 263 representantes das principais operadoras de comunicação, provedores de serviços e fabricantes da indústria global de redes.