Totvs firma parceria com Couchbase. Foto: divulgação.

Depois de iniciar operações no Vale do Silício com um laboratório de inovação em Mountain View, a Totvs anunciou uma parceria com a Couchbase para integrar a solução open source de nuvem e mobilidade da empresa norte-americana à sua plataforma Fluig.

A escolha da tecnologia da Couchbase foi para integrar funcionalidades para bases de dados em NoSQL, usando uma abordagem não-relacional capaz de suportar mudanças inesperadas na aplicação, pico de usuários simultâneos e armazenamento de diferentes formatos de dados, sejam eles não estruturados, semi estruturados ou estruturados.

"A escolha pela Couchbase se deu pela empresa oferecer grande robustez técnica e superar a competição em três principais critérios: performance, escalabilidade e disponibilidade", destacou a empresa brasileira em comunicado.

A aposta no uso do NoSQL tem a ver com o crescimento no crescimento de novidades como o Big Data. O aumento no uso de informações não estruturadas, principalmente na web, estão motivando as organizações a adotarem bases de dados NoSQL.

Segundo dados do IDC, com o foco em Big Data aumentando no Brasil, a expectativa é que essa frente chegue a movimentar cerca de R$ 1 bilhão em 2017, partindo desde o uso de dados não estruturados na web, redes sociais, mobilidade e Internet das Coisas.

A nova geração de banco de dados será empregada na ferramenta de gestão de identidades (Fluig Identity), uma camada agnóstica ao ERP que funciona como um portal agregador dos sistemas empresariais.

“A tecnologia ofertada pela Couchbase é uma das mais modernas em termos de banco de dados. Grandes empresas mundiais podem usar o produto para distribuir informações de maneira mais eficiente e econômica”, explica Vicente Goetten, diretor da Totvs Labs.

Fundada em 2009, a Couchbase tem sede em Mountain View, mesma cidade onde está a Totvs no Vale do Silício, e conta com cerca de cem funcionários. A Couchbase, através de seu projeto open source que leva o mesmo novo da empresa, conta com clientes de peso como AOL, Cisco, Linkedin, Orbitz, Salesforce.com, entre outras.

O acordo com a Couchbase é o segundo realizado pela Totvs Labs. Em abril a empresa firmou uma parceria com a norte-americana Moxtra, startup fundada por Subrah Iyar, empresário criador da WebEx, adquirida pela Cisco em 2007 por US$ 3,7 bilhões.

A parceria mescla o ECM do Fluig com as ferramentas de web e mobile voice conference e edição de documentos por grupos de trabalho da Moxtra. A solução será destinada principalmente aos  segmentos de Saúde, Educação e Construção, entre outros em que há a necessidade de trabalhar remotamente em grupo para discussão e edição colaborativa de documentos.