Rede tem mais de mais de 7 mil postos de combustíveis no Brasil. Foto: divulgação.

A Ipiranga, umas das maiores empresas brasileiras de distribuição de combustível e de varejo, adotou a solução SAP Qualtrics Remote Work Pulse para monitorar os funcionários que precisaram realizar adaptações em suas rotinas e processos por conta da pandemia.

Segundo a empresa, a área de comunicação e engajamento de pessoal foi responsável pela implementação da ferramenta, que foi disponibilizada pela SAP por 90 dias sem custos para as empresas, clientes ou não, no enfrentamento da Covid-19.

Com a necessidade de distanciamento social, a Ipiranga destinou cerca de 1,5 mil profissionais das áreas administrativa e comercial para o trabalho em home office.

Já os profissionais da área operacional, atuantes nos serviços considerados essenciais, precisaram se adequar às alterações realizadas nas centrais de distribuição, operação das bases e no transporte de suprimentos.

Com o Qualtrics, a Ipiranga enviou duas pesquisas para toda a base de funcionários, considerando os dois grupos com realidades distintas, com o intuito de avaliar as medidas adotadas pela empresa e mapear dificuldades para poder aprimorar as iniciativas. 

De acordo com a companhia, os estudos foram totalmente anônimos, permitindo que os funcionários expressassem seu estado emocional e o nível de satisfação com as condições de trabalho sem qualquer possibilidade de identificação. 

As pesquisas alcançaram um índice de respostas de 80%, o que, segundo a empresa, permitiu entender rapidamente as demandas dos colaboradores e tomar as decisões necessárias para continuidade da operação diante das mudanças não planejadas. 

Com as informações, a Ipiranga está avaliando adequar processos relacionados à comunicação, produtividade, infraestrutura e ações de apoio à saúde física e mental dos colaboradores.

Além de comunicação e recursos humanos, o processo contou com a participação dos times de saúde ocupacional, TI, operacional e segurança.

A empresa destacou a facilidade para adaptar o questionário à realidade da empresa, o suporte oferecido pelo time de SAP Qualtrics e a geração de relatórios analíticos em diferentes formatos, o que facilitou a tomada de decisão pelas áreas.

“A solução vem sendo utilizada por diversas empresas que, como a Ipiranga, prestam serviços essenciais e cuja operação não pode parar”, ressalta João Araujo, vice-presidente de SAP Qualtrics no Brasil.

A Qualitrics foi uma aquisição de € 8 bilhões feita pela SAP no final de 2018.

Foi a maior aquisição de uma companhia de software como serviço já feita pela SAP e, na indústria em geral, só fica atrás da compra da Netsuite pela Oracle, um negócio de US$ 9,3 bilhões fechado em 2016.

No Brasil, companhias como Fast Shop, Mercedes-Benz e Serasa já utilizavam o Qualtrics antes mesmo da aquisição pela SAP.

Desde então, a SAP desenvolveu algumas integrações entre seu software e a plataforma de experiência do cliente da Qualitrics, algumas delas focadas na experiência interna dos funcionários.

Com mais de 80 anos de história, a Ipiranga tem mais de mais de 7 mil postos de combustíveis no Brasil, com mais de 6 mil clientes somente nas atividades da indústria e de transporte coletivo e de carga.