Ponte adota ERP da Totvs. Foto: divulgação.

A adoção dos ERPs em clubes de futebol está a todo vapor. A Ponte Preta, de Campinas, está usando soluções de gestão da Totvs para gerir suas áreas administrativas.

Antes de adotar a ferramenta, poucas áreas da Associação Atlética Ponte Preta eram informatizadas. De acordo com o clube, a Ponte tinha uma administração bem definida, mas a informatização consolidou e integrou informações controladas, até então, por planilhas de Excel.

“Enfrentávamos inúmeras dificuldades, pois só existiam dois sistemas, o de contabilidade e o de folha de pagamento, e havia pouca integração de dados”, diz Antonio Luiz de Souza Semedo, gerente administrativo do clube e responsável pelo projeto.

Time de futebol há mais tempo em atividade no país, a Ponte Preta foi fundada em 11 de agosto de 1900, e hoje é uma das principais forças do futebol no interior paulista. Atualmente, o time joga a primeira divisão do Paulistão e a série B do Campeonato Brasileiro.

A implantação foi realizada pela Totvs Interior paulista no final de 2013, e pouco tempo depois da implementação o clube já notou os benefícios.

“A integração de áreas como RH, contabilidade, financeiro e controle de estoque,nos trouxe mais agilidade nos processos e melhorias na tomada de decisão. Acreditamos que com o tempo os ganhos sejam ainda maiores”, conclui Semedo.

Para o presidente do clube, Márcio Della Volpe, os principais motivos para a escolha da TOTVS foram o knowhow e o atendimento capaz de customizar o sistema de acordo com as  necessidades e realidade do dia a dia de um clube de futebol.

"A Totvs mostrou-se mais apta a trabalhar neste sentido. Estamos plenamente satisfeitos”, complementa o executivo.

Além da Associação Atlética Ponte Preta, a Totvs atende mais 13 clubes de futebol, entre eles o Cruzeiro Futebol Clube, o Sport Club Internacional e o Botafogo Futebol Clube.

No concorrência pelo mercado de gestão em clubes de futebol, está a SAP, que no final do ano passado implantou o seu Business One no Palmeiras, e no mês passado firmou um acordo para implantação de ERP e aplicações analíticas no Grêmio.