Rafael Martins, CEO da LifeApps. Foto: Divulgação.

Os hábitos dos consumidores mudaram drasticamente nos últimos anos. E isso se deve, sobretudo, à tecnologia, que permite um fácil acesso às informações em tempo real e também cria formas eficientes de realizar compras, como o e-commerce e, mais recentemente, os dispositivos móveis. É cada vez maior o número de pessoas que acessa à internet por meio dos seus smartphones e tablets. Isso porque a evolução tecnológica possibilita boas experiências de navegação sem precisar acessar um desktop. Dado este cenário, é preciso investir na maximização das vendas nos aplicativos.

A seguir, listo quatro passos para evoluir essa estratégia.

 

1.    Crie conteúdo personalizado

Os usuários adoram conteúdo personalizado para uma imsersão. Quanto maior for a capacidade de proporcionar uma experiência única, maiores são as chances de ter sucesso no mercado. E essa personalização pode se basear no interesse, nos comportamentos, na localização, na cultura, entre outros fatores.

O uso de um aplicativo para dispositivos móveis permite que os usuários definam claramente suas preferências desde o início, informando dados que você pode explorar para entregar conteúdo personalizado. O aplicativo observará o envolvimento e o comportamento para oferecer recomendações personalizadas e atualizações de produtos para usuários, dependendo de sua localização e em tempo real.

 

2.    Recursos dos smartphones e tablets

Os aplicativos para dispositivos móveis têm uma vantagem adicional, você pode codificar um app para utilizar vários recursos como a câmera para escanear tipos de códigos de barras e o GPS para se conectar a mapas e a outros serviços que podem ser utilizados para propósitos diferentes.

Outra vantagem adicional é que os recursos do dispositivo podem reduzir significativamente o tempo que os usuários levam para iniciar e executar uma ação e, fundamentalmente, mudam a maneira como eles interagem com o dispositivo e seus aplicativos. Além disso, as plataformas de codificação dos sistemas iOS, Android, Xamarin e Hybrid possuem todos os recursos e padrões distintos que os desenvolvedores de apps móveis utilizam para otimizar a experiência do usuário.

 

3.    Atualizações instantâneas

A capacidade de enviar notificações instantâneas e não intrusivas aos usuários é uma das principais razões pelas quais as empresas devem investir em um aplicativo. Esse é um recurso muito interessante para estimular as vendas da sua loja online. As notificações são recebidas quando um usuário abre um app em seu dispositivo.

 

4.    Push Notifications

São recebidas nos dispositivos independentemente de um usuário abrir um app ou não. Além disso, você pode enviar atualizações regulares via Play Store, App Store e Windows Store para o seu aplicativo, mantendo-o atualizado em todos os momentos com os recursos mais recentes. Isso permite que você promova produtos e serviços, aumentando regularmente suas vendas e lucros.

 

Após a consolidação do e-commerce, a migração para os dispositivos móveis é apenas uma consequência da evolução tecnológica somado aos novos hábitos dos consumidores. Em razão destes fatores, vislumbra-se a importância de investir, cada vez mais, nas vendas mobile para fornecer experiências personalizadas aos clientes. Seguindo este passo a passo, a estratégia de vendas nos aplicativos das lojas online é muito mais assertiva e maximizada!

*Por Rafael Martins, CEO da LifeApps, empresa do Grupo Máxima responsável por plataformas de e-commerce.