Oscar Valliatti Filho. Foto: divulgação.

A JMalucelli Construtora, segunda maior empresa de construção pesada do Paraná, que representa aproximadamente 20% do faturamento do Grupo JMalucelli, projetado em torno de R$ 500 milhões para 2012, implantou o BI QlikView, com consultoria da curitibana Target Soluções Integradas.

Com mais de 30 unidades de negócios, a construtora atua em obras de terraplenagem e pavimentação de rodovias, hidrelétricas e outras, e modificou um cenário em que a entrega de um relatório, com base em planilhas de Excel e alimentação manual de dados, levava cerca de 1,5 mês, para o de hoje, quando o BI automatiza a coleta de dados, análise, e permite a entrega em poucos dias.

Conforme o gerente de TI da JMalucelli Construtora, Oscar Valliatti Filho, antes eram cerca de cinco pessoas dedicadas à execução das planilhas e relatórios, que gastavam 70% de seu tempo na inserção de dados e 30% na análise dos mesmos.

Hoje, o time necessário para os relatórios caiu para dois colaboradores e o tempo se inverteu: com a alimentação automática do sistema, o BI libera os funcionários para outras atividades, deixando-os apenas com 30% de seu tempo necessário para análise.

“Não precisam mais perder tempo fazendo tantas contas, inserindo números em planilhas. Hoje, podem dedicar mais de seu tempo a outras atividades produtivas”, ressalta Valliatti Filho.

Na construtora, o QlikView foi comprado, implantado, integrado ao ERP Totvs, que a empresa usa desde 2008, e iniciado o uso em cerca de quatro meses.

Agora, está em expansão para outras empresas e setores do grupo.

No momento, o BI está em fase final de customização no Centro Compartilhado de Serviços da corporação, e, em breve, atenderá à área de Controladoria, que presta serviços a todas as empresas do grupo.

“Depois disso, será implementado na JMalucelli Energia, com previsão de conclusão do projeto para 2013”, conta Willyan Moriyama, analista de Sistemas responsável pelo projeto.

Outro projeto em andamento no grupo é a construção de um data center corporativo.

O trabalho vem sendo conduzido pela catarinense Fazion e deverá resultar em uma estrutura que ampliará a mais do que o dobro a atual capacidade de armazenamento do grupo, garantindo uma estrutura para suportar o crescimento da organização pelos próximos 15 anos de operação.  

A TI do JMalucelli conta com 22 pessoas, que trabalham para todas as empresas do grupo, além das equipes proprias no Paraná Banco e JM Seguradora.

Ao todo, o grupo conta com cerca de 70 empresas, atuando nos ramos de construção, comércio, energia, concessões de rodovias, financeiro, seguros, comunicação e outros.