Segurança está sendo tratada tardiamente. Foto: flickr.com/photos/carbonnyc.

A CompTIA, associação sem fins lucrativos na área de TI, tem uma nova certificação de competências para segurança e prevenção no desenvolvimento de aplicativos móveis.

A “Mobile App CompTIA Security +” valida as habilidades necessárias para criar um app de forma segura, tratando também as comunicações de rede e os serviços back-end de web. Há edições do exame tanto para Android, quanto para iOS.

"Muitas vezes, na corrida para trazer novos aplicativos para o mercado, considerações quanto à segurança são tratadas tardiamente. Com estas novas certificações pretendemos trazer o foco da segurança de volta para onde é mais importante, ou seja, nas fases iniciais de desenvolvimento de aplicativos móveis", disse Terry Erdle, vice-presidente executivo de certificação de competências da associação.

Desenvolvedores de apps, software e segurança de rede, além de gerentes de desenvolvimento podem ter a credencial. 

As áreas analisadas são: princípios de desenvolvimento, modelos de segurança, ameaças comuns, técnicas seguras, implementação e armazenagem de criptografia. 

A CompTIA tem 22 mil empresas de tecnologia associadas em 102 países do mundo e tem como foco o oferecimento dos chamados exames neutros – não ligados a nenhum fornecedor – em áreas que vão desde gerência de projetos até RFID, passando por Linux, servidores, segurança e redes.