Para quem não sabe, Venâncio Aires é a terra do chimarrão. Foto: flickr.com/photos/gdgoulart

Venâncio Aires, cidade gaúcha de 65 mil habitantes a 130 km de Porto Alegre, instalou 20 câmeras de CFTV da Pelco e backbone óptico com fibra da TE Conectivity, soluções fornecidas pela Policom RS e instalados pela  Ecetec Eletrônica.

As verbas para o projeto Olho Eletrônico vieram do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no valor de R$ 805 mil.

As prefeitura precisou fazer um esforço extra para obter a verba, uma vez que a intenção de Brasília era focar em cidades com mais de 100 mil moradores.  

“Nosso município é o centro dos vales do Taquari e do Rio Pardo – os quais totalizam mais de 500 mil habitantes”, justifica Leandro Pitsch, secretário municipal de Administração .

A obra foi realizada pela Ecetec em menos de 90 dias, usando backbone óptico de 12km. A fibra foi instalada visando a futura expansão do sistema e também em função do sinal rádio ser comprometido pela constante névoa espessa característica da região.

Há câmeras nos pontos de entrada/saída do município, locais estratégicos de grande fluxo de pessoas e automóveis, e áreas próximas a prédios públicos, tais como hospital e prefeitura, entre outros.

Sediada em Venâncio Aires, a Ecetec possui pontos de atendimento em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Instaladora credenciada Pelco, Avigilon e instaladora NDI Tyco, a empresa, em 2011, foi escolhida como “Canal Destaque CFTV” pela Policom RS.

O Grupo Policom encerrou 2010, último ano com os números divulgados, com crescimento de 40%, atingindo faturamento de R$ 120 milhões. 

A empresa é sediada em São Paulo e tem 160 colaboradores nas suas operações, que incluem a capital paulista, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.