Ferramenta quer propiciar a oferta ou compra estruturada de insumos e mercadorias. Foto: hiroshi teshigawara/Shutterstock.com

A CBC (Central Brasileira de Comercialização) acaba de lançar uma nova plataforma eletrônica para negociações do agronegócio do Brasil. A ferramenta conta com investimentos da ordem de R$ 10 milhões e foi desenvolvida em parceria com o Grupo CMA no modelo cloud computing.

A ferramenta foi criada com o objetivo de propiciar a oferta ou compra estruturada de insumos e mercadorias agrícolas e pretende entrar em operação em mercados como os de milho, soja e derivados (como farelo e óleo), algodão, caroço de algodão, café, trigo, etanol, açúcar e arroz, entre outros. 

A expectativa da CBC é alcançar R$ 50 milhões de faturamento no próximo ano. 

Além da facilitar as negociações, a CBC também pretende estabelecer meios para que players possam fazer o gerenciamento, ter controle e mais transparência nas operações com indústrias, produtores rurais, cooperativas agrícolas, distribuidores, cerealistas, tradings, exportadores e importadores, e toda a rede logística envolvida.

A nova plataforma vai disponibilizar inicialmente três soluções, por meio das quais o usuário terá possibilidade de efetuar o gerenciamento de todas as suas transações comerciais. 

A Bid & Ask é uma ferramenta para negociar pequenos e grandes volumes com ampla abrangência geográfica. Nessa opção, o usuário estabelece todas as condições envolvidas nesse tipo de transação comercial. 

Já na modalidade Leilão, é possível acompanhar ou lançar um leilão nas modalidades de venda ou de compra (leilão reverso). Nesse ambiente, o usuário pode, por exemplo, determinar o produto ou serviço a ser negociado, especificar condições, convidar empresas compradoras ou vendedoras e acompanhar os lances em tempo real.

Outra solução são as salas exclusivas de negociação, por meio da qual os clientes contarão com um ambiente próprio e personalizado para realizar seus negócios. Em todas as modalidades de negociação o usuário tem a possibilidade de produzir relatórios gerenciais de suas operações e ter acesso a todas as oportunidades de negócio disponíveis na plataforma. 

A CBC conta com a expertise da União Corretora, que há 31 anos atua na comercialização de produtos agrícolas e é uma de suas investidoras.