As fabricantes de chips Intel e AMD, rivais de longa data, estão trabalhando juntas. Foto: Divulgação.

As fabricantes de chips Intel e AMD, rivais de longa data, estão se unindo para criar chips que proporcione a produção de notebooks mais finos que os existentes hoje.

A tecnologia da Intel e da AMD combinarão um processador Intel (CPU) e um processador gráfico AMD personalizado (GPU) em um pacote menor do que existe hoje, que permitirá um design de laptop mais fino e leve, mantendo o poder de laptops mais grossos e pesados.

Os chips da Intel e da AMD terão menos da metade do tamanho dos atuais CPU e GPU encontrado nos laptops. de acordo com Chris Walker, vice-presidente do Intel Computing Group da Intel.

Com isso, notebooks poderosos que costumam ter cerca de 26mm de espessura poderão ser reduzidos para 16mm, e até mesmo 11mm. As medidas são mais finas do que a espessura de 17mm do MacBook Air em seu ponto mais grosso.

Para o Business Insider, ainda não está claro o quão poderosos chips Intel e AMD serão, mas é possível ter uma idéia com base em seus preços previstos.

Os laptops que funcionam com o novo chip da Intel e da AMD serão vendidos por cerca de  US$ 1.200 a US$ 1.400. Isso coloca os equipamentos na faixa de PCs de entrada para games que geralmente incluem GPUs e são grossos e pesados. 

No entanto, mesmo os computadores mais simples voltados para games já tem mais poder do que laptops mais finos sem GPUs.

O chip da Intel e da AMD será parte dos processadores Core da 8ª geração da Intel, mas ainda não há uma data para laptops serem lançados com o novo chip.