O e-commerce representa 10% do faturamento da Arezzo. Foto: Divulgação.

A Arezzo&Co, varejista de calçados femininos, investiu em novas tecnologias para otimizar a logística da sua operação online, que hoje representa 10% do faturamento da empresa. O foco da empresa foi levar mais automação ao centro de distribuição, localizado em Cariacica, no Espírito Santo, com um projeto desenvolvido pela Nap IT.

O espaço é dedicado exclusivamente aos processos logísticos do e-commerce. 

A Nap IT, consultora de redes corporativas e integração de soluções em TI, foi responsável por integrar tecnologias em um novo CD inaugurado pela Arezzo&Co em frente ao espaço já instalado. Com isso, os dois podem atuar de forma única.

O projeto envolveu a customização de infraestrutura para os dois centros de distribuição. 

“A Arezzo&Co também aplica o conceito de prateleira infinita, com a integração de estoque entre suas lojas físicas e virtual, quando o cliente não encontra o produto disponível na loja. Esse foi mais um motivo para a varejista potencializar a conectividade e garantir a produtividade das operações logísticas", revela Rodrigo Alabarce, CEO da Nap IT.

O primeiro passo na consultoria realizada pela Nap IT foi a aplicação do Assessment, uma metodologia de mapeamento do ambiente de rede para propor uma solução. Assim, a empresa decidiu atuar na performance da rede sem fio, para melhorar a cobertura na rede, a visibilidade dos equipamentos e a conexão em todo o espaço.

A Nap IT também considerou a integração de tecnologias para a redundância dos equipamentos de rede.

O trabalho desenvolvido contempla produtos da Cisco das famílias Catalyst 9300 e Catalyst 2960X para conectividade da rede LAN; e para rede WLAN, Access Points da família Aironet 1852, com antenas especificas para warehouse.

 Com isso, o centro de distribuição ficou mais ágil na coleta de dados e separação de produtos. A customização de conectividade também permite o monitoramento e gerenciamento completo dos equipamentos pelos colaboradores.

“O volume de vendas registrado pelo e-commerce demonstra que os consumidores estão se comportando de uma nova forma. E para estar sempre alinhado com os desejos de nossos clientes melhoramos nossas tecnologias, que são essenciais para um processo mais prático e ágil em nossos centros de distribuição”, enfatiza Pedro Correa de Souza, diretor de e-commerce da Arezzo&Co.

A Nap IT fechou 2018 com um faturamento de R$ 18 milhões, uma alta de 12,5% frente aos resultados de 2017. 

Em 2017, metade da receita da empresa foi obtida fora do país. Para o ano fiscal de 2019, a Nap IT quer aumentar em 25% seu faturamento no mercado internacional.

Com em Porto Alegre, a Nap IT tem unidades em Lisboa, Santiago e Mountain View, no coração do Vale do Silício.

Alabarce fundou a Nap IT em 2011, logo após deixar a operação da HP em Porto Alegre, onde trabalhava como engenheiro de redes.

Hoje a empresa tem 40 funcionários e se destaca pelo lado técnico, com toda a equipe comercial e técnica certificada em tecnologias da Cisco.