Sede da T-Systems na Alemanha.

A T-Systems, empresa de TI do grupo Deutsche Telekom, fechou acordo com a alemã Azeti Networks AG, fabricante de produtos de monitoramento distribuído de equipamentos, para lançamento de sistemas de gerenciamento remoto baseadi em RFID.

Com a parceria a T-Systems amplia a oferta de soluções para acompanhamento de funcionamento de servidores, redes, programas e monitoramento da refrigeração, fontes de energia, sistemas de produção, tanques de combustíveis, transformadores e câmeras de segurança.

A solução também permite controlar parâmetros ambientais como temperatura, umidade, pressão do ar e velocidade do vento.

De acordo com Carlos Ribeiro, Head of Machine to Machine Innovation Programs da T-Systems do Brasil, a solução destina-se a setores como indústrias, ambientes de ativos de TI e até mesmo aeroportos, onde podem ser monitorados aparelhos de ar condicionado, escadas rolantes, esteiras de bagagens, entre outros.

“Pode-se também pensar em supermercados, para identificar como estão as condições de refrigeração dos alimentos e conforto dos clientes ao mesmo tempo, de forma centralizada, multi sites”, afirma Ribeiro.

O sistema também pode ser utilizado em hospitais para controlar a temperatura de salas de cirurgia ou para acompanhar o funcionamento de equipamentos e oferece a possibilidade de controle de consumo de energia elétrica.

A Assety está em 35 países, com 1,2 mil clientes e, com esta parceria, desembarca no Brasil.

Já a T-Systems tem 48,2 mil colaboradores em mais de 20 países, com faturamento de € 9,2 bilhões em 2011, estando presente no Brasil desde 2001.