A PUC Minas contratou a Ruckus para implantar um projeto de wi-fi. Foto: Marcos Figueiredo/PUC Minas.

A PUC Minas contratou a Ruckus Wireless para implantar um projeto de melhoria do sinal wi-fi e gerenciamento centralizado. A universidade instalou 100 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex e dois controladores Ruckus ZoneDirector.

A tecnologia possibilita o uso da internet por alunos, professores e administradores de quatro unidades: Barreiro, Betim, Contagem e São Gabriel. 

Depois deste projeto, a PUC Minas acaba adquiriu mais 125 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex para expandir a rede e contemplar mais duas unidades: Praça da Liberdade (BH) e Poços de Caldas. Posteriormente, planeja aumentar o projeto com investimentos até 2017. 

“O projeto inicial contemplou as unidades da PUC Minas que possuíam equipamentos de linha não profissional, que não suportam a explosão dos dispositivos móveis. Proporcionar um serviço de rede sem fio de qualidade com eficiência e disponibilidade é de suma importância para nós”, destaca o gerente de Tecnologia da Informação da SMC, mantenedora da PUC Minas, Marcelo Nassau Malta. 

Entre os problemas enfrentados pela universidade antes do projeto estavam a falta de gerência centralizada, a baixa densidade de usuáriosm o baixo alcance de sinal  e a perda de conectividade devido ao grande número de acessos. 

Com o sistema Smart Wi-Fi Ruckus Wireless implementado, a universidade relata que as quatro unidades contempladas com o projeto agora possuem maior estabilidade e sem intermitências.

A comunidade acadêmica da PUC Minas reúne quase 60 mil estudantes distribuídos em graduação, especialização, mestrado e doutorado. A universidade conta com 114 cursos de graduação, 28 cursos de mestrado e doutorado, além de 358 cursos de especialização.

A PUC Minas está presente em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel),  Betim, Contagem, Poços de Caldas (Sul), Arcos (Centro-Oeste), Serro (Alto Jequitinhonha) e Guanhães.