A assistente Sofia funcionará como tutor da disciplina de Empreendedorismo. Foto: Pexels.

O Ser Educacional, presente nas regiões norte, nordeste e sudeste com uma base de mais de 152 mil alunos, agora conta com uma assistente virtual para ensino. A solução foi desenvolvida com recursos de inteligência cognitivo da plataforma Watson, da IBM.

Batizado de Sofia, o avatar funcionará como tutor assistente e ajudará professores e alunos a aumentar a eficiência e absorção das matérias lecionadas em 2018. 

Inicialmente, a assistente atuará na disciplina de Empreendedorismo, que está presente em todos os cursos da grade curricular do grupo.

“Vivemos buscando inovações e pesquisamos sempre melhorias para nossos alunos e foi assim que encontramos a Sofia. Ela estará disponível 24 horas aos estudantes, mas é importante deixar claro que nunca irá substituir um professor. Para nós, um professor é o eixo central de qualquer instituição de ensino”, reforça Joaldo Diniz, vice-presidente de serviços do Ser Educacional.

A Sofia acumula dados, responde perguntas de forma imediata e se adapta ao aprendizado, dando aos estudantes a possibilidade de solucionar suas dúvidas em tempo real. 

O sistema será capaz de analisar o comportamento do aluno em sala de aula e sugerir planos de conteúdo.

“Ela ajudará os estudantes a aprimorarem seus conhecimentos capturando informações expostas pelos seus autores e professores, diminuindo o déficit de aprendizagem. Com isso, teremos a força da digitalização para nos possibilitar comparar dados de diferentes estudantes e ajudá-los a reduzir qualquer tipo de déficit de conhecimento que venham a apresentar”, completa Jânyo Diniz, CEO do Ser Educacional. 

O projeto, que a princípio será usado nas aulas de EAD, se tornará uma plataforma virtual que contará com vídeos, biblioteca virtual, jogos e interatividade.

“Assumimos o compromisso de transformar o Grupo em uma companhia de transmissão de conhecimento por meios digitais, e isso é apenas o começo”, declara Diniz.

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o Grupo Ser Educacional reúne instituições como Uninassau, Unama, Faculdade Joaquim Nabuco e Univeritas.