Joaquim Torres.
A Lopes, uma das maiores empresas do setor imobiliário do Brasil, deu uma virada na sua visão de tecnologia, apostando no Lopes Labs, uma área de inovação estruturada para desenvolver internamente os projetos da empresa.
Até o final de 2019, o grupo ainda tinha um time tradicional de TI, apostando em terceirizações para atender a maior parte da demanda.
Foi quando a empresa captou R$ 147 milhões em um follow-on na bolsa de valores, colocando parte do novo capital numa reestruturação da equipe.
Em agosto do ano passado, o chamado Lopes Labs já contava com cerca de 60 pessoas e entrou em uma nova fase com a contratação de Joaquim Torres, ex-Gympass e Locaweb, para comandar a estrutura.
“O time estava bem montado, mas bastante orientado a produtos específicos. Tinha um time de portal, um de site, um de CRM e um de aplicativo. Então acabamos fazendo uma reestruturação para ficar com foco no objetivo principal, que é o tri-match entre cliente, imóvel e corretor”, conta Torres.
Hoje, a equipe conta com 120 pessoas espalhadas pelo país e está organizada em três times principais (conhecidos como tribes no jargão da metodologia ágil).
Um deles é focado no cliente final, outro em quem está vendendo o imóvel (incorporadora e proprietários) e um terceiro, no corretor e nas franquias.
A tribo voltada ao cliente final é dividida em três squads: uma de growth, uma de descoberta e outra de busca.
O time especializado em incorporadoras e proprietários também possui três subdivisões: incorporadores, proprietários e automações.
Já a tribo focada em franquias e corretores tem duas squads, uma focada na produtividade do corretor e da franquia e outra em gestão e geração de leads.
O Lopes Labs ainda conta com uma quarta tribo voltada aos sistemas centrais, como aqueles de cadastro de corretor, geração e gestão do contrato.
Nos times, estão desenvolvedores, designers UX, product managers, cientistas de dados, engenheiros de dados e profissionais de marketing digital. Em cada squad, estão basicamente três, quatro ou cinco pessoas de engenharia, uma de design e um product manager.
“A gente fez um mix que inclui pessoas com muito conhecimento de tecnologia e com bastante conhecimento de mercado imobiliário também para poder pegar o melhor dos dois mundos”, conta o diretor executivo de digital da Lopes.
Para auxiliar no trabalho de todas essas equipes, a empresa também construiu um time de dados.
“O potencial que eu vi aqui dentro é a base enorme de dados, a gente até brinca e chama de playground de dados. No último trimestre, por exemplo, vendemos e financiamos mais de 10 mil casas. É um volume enorme que gera muita informação, muito insight e, assim, conseguimos entregar mais valor”, explica o executivo.
O primeiro grande projeto do Lopes Labs foi o novo site da companhia, lançado em julho do ano passado. Com a nova plataforma, o portal alcançou 1 milhão de sessões em março de 2021, alta de 230% em comparação com o ano anterior.