App permite localizar táxis e pagar corrida no smartphone. Foto: divulgação.

A onda de apps para solicitar táxis via smartphone continua, com uma nova empresa investindo em operação no país. Disponível em São Paulo, o SaferTaxi aposta na integração com plataforma de e-payment para se diferenciar no mercado.

Através de uma parceria com a Agilitas, o serviço possibilita a solicitação de táxis, ter acesso à internet utilizando a rede sem fio dentro do veículo e pagar a corrida utilizando o celular.

A novidade foi disponibilizada em fase de testes para uma cooperativa de taxistas de São Paulo que aderiu ao sistema. Criado em 2009, a aplicação já conta com operação em Buenos Aires, com uma base filiada de aproximadamente três mil táxis.

Por meio de um aplicativo, disponível para Android e iOS, os clientes podem verificar qual táxi está mais próximo e solicitam o serviço. No próprio celular é possível ver uma foto do motorista e até mesmo a pontuação que ele recebeu de outros usuários.

O taxista, por sua vez, avisa ao passageiro se poderá ou não realizar a corrida naquele momento. Todo a operação é feito por meio do celular, inclusive o pagamento.

Com a solução oferecida pela Agillitas, o motorista receberá o valor da corrida em um cartão pré-pago em até 48 horas.

“Com o sistema, o taxista ganha em eficiência, pois terá o dinheiro da corrida creditado no seu cartão pré-pago e pode utilizar o mesmo para fazer saques e compras em qualquer estabelecimento comercial que aceite a bandeira Visa”, afirma Mauro Telles Guimarães, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Agillitas.

Para os próximos meses, a empresa planeja a ampliação de sua área de atendimento, expandindo o serviço para cidades da Grande São Paulo e estará em operação nas doze cidades sede da Copa do Mundo em 2014.

APPS DEMAIS?

Com o sucesso de aplicações como o Resolve Aí, muitas startups estão no nicho de localização de taxis, através de sites e aplicativos para smartphone.

Nos últimos seis meses, cerca de cinco novos apps foram anunciados no mercado, já de olho numa temporada rentável para o meio, com a chegada de eventos como a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos de 2016.

Empresas como a carioca Easy Taxi, que recentemente levantou R$ 10 milhões da Rocket Internet e a sergipana Taxiplon estão chegando ao mercado com suas soluções, de olho no crescente base de usuários de smartphones.

Segundo dados do relatório Brazil Mobile Observatory, elaborado pela GSMA, o Brasil é o quarto maior mercado móvel do mundo, com mais de 260 milhões de dispositivos ativos.

Em Porto Alegre, a startup Ayza Tecnologia está testando em cerca de 100 taxis o Ayza Taxi Web, ferramenta para os usuários de taxi, assim como uma ferramenta de controle de corridas e movimento de passageiros para os frotistas.

AGILLITAS

Empresa do Grupo Rendimento, a Agillitas é especializada emissão de cartões pré-pagos, contando com uma experiência de mais de 10 anos no mercado de pré-pagos trabalhando junto ao banco Rendimento.

Com movimento financeiro anual superior a R$ 1 bilhão, cerca de 2 milhões de cartões são administrados pela Agillitas, entre cartões presente, cartões corporativos e de viagem, como o Visa TravelMoney.