Companhia agrícola vai de IBM na nuvem. Foto: flickr.com/photos/asterb.

O Grupo Ferrarin, conglomerado de empresas de agronegócio com sede em Porto Alegre, finalizou a implantação de sua estrutura de e-mails e dados em nuvem, em projeto realizado com a IBM.

Com a implantação, realizada pela ViaFlow, parceria comercial da Big Blue, o grupo migrou 300GB de mensagens e outros dados relevantes para uma nuvem privada.

Fundada em Palmeira das Missões, em 1977, o Grupo Ferrarin é um dos maiores e mais tradicionais grupos do setor agrícola, com diversas modalidades de negócios, presente em mais de 40% do território nacional.

Fazem parte dela as empresas Agrofel Grãos e Insumos, Agrofel New Holland, Creditá S.A., Agroimport, Agropecuária Palmeira e Wilson Park Hotel.

Na implantação, o grupo adquiriu o IBM SmartCloud Lotus Live, Sonian E-mail Archiving – eDiscovery, e também o Jumptocloud, solução para facilitar a migração e o arquivamento de informações.

Segundo destaca a Ferrarin, a solução IBM SmartCloud aumentou em 100 vezes a capacidade de armazenamento do sistema de e-mails, sem nenhum investimento em hardware. A companhia também destacou o ganho em disponibilidade, reduzindo instabilidades no correio eletrônico.

No primeiro ano, a economia estimada para o conglomerado é de R$ 104 mil, com previsão total de redução no montante de até 75% nos próximos três anos. Conforme explica o diretor de TI Jair Becker, a corporação está utilizando apenas 25% do orçamento anterior para ter um ambiente ainda melhor.

“Além do ganho financeiro, ampliamos a capacidade das caixas postais, o acesso a partir de qualquer local com Internet e a confidencialidade dos dados”, ressalta o executivo.

Em um futuro próximo, deverão ser incluídas ferramentas de chat e redes sociais corporativas contempladas pela solução da IBM.