Grupo Boticário vai de Lync. Foto: divulgação.

O Grupo Boticário adotou, em um projeto implementado pela InfoServer, uma nova plataforma de comunicação interna usando o ambiente Lync, da Microsoft.

Cerca de 4,6 mil colaboradores da companhia, sediada em Curitiba, passaram a se comunicar sem custo adicional e sem custo de tarifação entre estados, acessando vídeo, áudio, conferência web, salas de instant messaging e chats.

O investimento total do projeto, incluindo aquisição de hardware em servidores e telefonia e a contratação de serviços, foi de R$ 1,3 milhão.

Segundo divulgou a rede varejista em comunicado, a solução permitiu aumentar a produtividade e eficiência da comunicação, além de contribuir para reduzir custos de deslocamento de pessoas entre sites.

Além disso, o grupo passou a ter possibilidade de conectar-se com os parceiros externos, no caso, com aqueles que também são usuários da solução Microsoft Lync. O plano é de integrar a plataforma Lync ao Skype, aumentando ainda mais a comunicação com clientes externos.

De acordo com Marcelo Victor Sachini, diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Boticário, a necessidade de uma solução de comunicação mais eficiente começou a ser sentida com a expansão dos negócios do grupo, que fechou 2013 com faturamento na casa dos R$ 8 bilhões.

"A comunicação foi uma das áreas mais impactadas, pois temos muitas pessoas distribuídas geograficamente em diferentes áreas e nos estados do Paraná e São Paulo e, mais recentemente, Bahia", declarou Sachini.

Conforme Alan Antônio do Nascimento, gerente de projetos da InfoServer, a implantação foi realizada em seis semanas, incluindo a integração com uma das soluções de vídeo conferência da Polycom.

"O desafio do projeto era obter acesso à informação, sem limitações de tempo e lugar, para reduzir custos de deslocamento com viagens, facilitar a tomada de decisões e aumentar a produtividade do time", disse Nascimento.

Segundo explica o gerente, uma média de 3,5 mil colaboradores do Grupo Boticário efetuam o login no Lync. A previsão é que, até o primeiro semestre de 2014, os colaboradores passem a dispor de seus ramais de forma móvel, ou seja, acessível de onde quer que estejam via internet.

Localizada em Alphaville, Osasco e Curitiba, a InfoServer está presente no mercado desde 1995, oferecendo soluções nas áreas de segurança da informação, mobilidade e mercado financeiro.