Rodrigo Kede está de volta na IBM.

Rodrigo Kede está de volta na IBM, companhia que deixou menos de um ano atrás para assumir o cargo de diretor-presidente da Totvs.

A movimentação foi revelada em um post interno do blog da IBM ao qual a reportagem do Baguete teve acesso. Kede foi nomeado Gerente Geral da América Latina, efetivo a partir da segunda-feira, 11. Procurada, a multinacional confirmou a contratação.

Kede substitui José Décurnex, gerente-geral da IBM América Latina, que está de saída da empresa depois de 28 anos para cuidar de negócios da sua família no Uruguai.

A volta de Kede é surpreendente porque ainda na quarta-feira, 06, a Totvs comunicou sua saída em nota dando como motivo um “problema de saúde” com “impactos pessoais e familiares”.

Agora, fica a dúvida sobre se Kede ficou curado no dia posterior ao anúncio da sua saída, se os tais “problemas de saúde” são amenizados de alguma maneira pela IBM ou foram uma desculpa criada pela Totvs em um comunicado para diminuir o impacto da saída do executivo.

Kede assumiu o cargo de diretor de presidente da Totvs em julho do ano passado, como parte de um programa de transição de três anos durante os quais dividiria o poder com o fundador da gigante brasileira de ERP, Laércio Cosentino, até assumir totalmente o comando do negócio.

No comunicado de saída de Kede, a Totvs disse que Kede permaneceria no conselho de administração da companhia, do qual já participava. A empresa também disse que buscaria outro sucessor para Cosentino.

Resta saber quem será o homem para a missão, uma vez que a saída repentina de Kede pode indicar que as intenções de ceder o comando do fundador da Totvs não são tão sólidas como pareciam, que o clima interno da empresa não é favorável a líderes vindos de fora, ou mesmo as duas coisas.

Kede voltou para o que conhece bem. O executivo fez uma carreira estelar na IBM, empresa na qual entrou como estagiário, ainda em 1993, para aos 33 anos assumir a posição de CFO e aos 40 o  comando das operações no Brasil, Em janeiro de 2015, Kede foi promovido ao cargo de VP em nível global, residindo em Nova Iorque. 

“Sua trajetória e liderança são notórias. Tenho certeza que vocês estão nas melhores mãos para continuar construindo uma IBM América Latina talentosa, focada e imbatível, dedicada ao sucesso de nossos clientes e ao progresso de nossos países”, comemora Décurnex no post interno.