O Senar oferece ações de formação profissional rural e atividades de promoção social. Foto: Divulgação.

​​O Senar/AR-GO (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás) implementou soluções de segurança da Fortinet com apoio da parceira Zillion.

Antes do projeto, a organização tinha como principal dificuldade a visibilidade limitada das aplicações utilizadas em sua rede. Aplicativos criptografados que geram baixa produtividade, como redes sociais e sites de streaming, não eram identificados pela antiga solução de segurança. 

A partir da avaliação da Zilion, os gestores de TI definiram que não bastava apenas adquirir mais links, mas sim controlar as aplicações que estavam sendo utilizadas na rede. 

Com as soluções Fortinet, acessos a sites como Netflix, Facebook e Spotify foram restringidos por meio de técnicas de controle de acesso como banda consumida e bloqueio de sites maliciosos.

Somando-se à segurança reforçada, a solução também aumentou a produtividade de usuários remotos. No projeto, criaram-se regras para que usuários externos pudessem acessar o ambiente interno do Senar/AR-GO por meio de uma conexão segura.

Segundo a organização, agora há mais mecanismos de proteção para a rede, como filtro web por categorias, controle de aplicação, VPN, QoS, DLP, etc.

Além disso, o Senar consegue relatórios automatizados que permitem uma constante reavaliação do ambiente e ajudam os gestores a tomarem ações proativas.

“Nossa maior insatisfação eram os gargalos na visibilidade da rede. Após a implementação das soluções Fortinet, observamos uma melhora na obtenção de relatórios, a produtividade dos nossos colaboradores melhorou e o acesso externo à rede é feito de forma segura”, explica Alberto Soares dos Santos, analista de redes do SENAR – Goiás.

O Senar atende gratuitamente dois milhões de brasileiros do meio rural todos os anos com ações de formação profissional rural e atividades de promoção social. São 27 administrações regionais promovendo cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural.

A Fortinet oferece soluções de segurança cibernética que protegem contra ameaças dinâmicas e simplificam a infraestrutura de TI. A empresa conta com mais de 210 mil clientes em todo o mundo.

Fundada em 1994 em Uberlândia, a Zillion atua como revenda de marcas como Microsoft, Fortinet, Oracle, Adobe, Trend e VMware.