Pacote é para diversas plataformas e atualização é diferente em cada uma delas. Foto: Reprodução/Twitter.

A última atualização do WhatsApp trouxe um dos emojis mais esperados no sul no continente: o mate, ou chimarrão.

De acordo com o site GaúchZH, a imagem foi incluída após uma campanha de jornalistas argentinos do veículo La Nación.

Em março do ano passado, uma apresentação formal da solicitação foi feita na sede da Unicode, empresa reponsável pelos ícones em diversas plataformas.

Segundo o site, a empresa exigia que a proposta fosse original, que representasse uma comunidade ampla, não fosse uma moda passageira ou estivesse relacionada a uma marca comercial. Em maio, o ícone foi aprovado.

Mas se o chimarrão não significa nada para você, não se preocupe: o novo pacote, lançado no final de 2019 tem 398 novos emojis para todos os gostos.

Tem emoji bocejando, gota de sangue para os doadores, além de novos animais, como flamingo, bicho-preguiça, gambá, orangotango e cão-guia.

Novos alimentos também estão presentes, como alho e cebola, além de brinquedos como pipa e ioiô.

A nova atualização contou também com mais representatividade para pessoas com deficiência física, com um ícone de cadeirante e outros dois com próteses de membros superiores e inferiores.

A atualização chegou ao WhatsApp agora, mas o pacote é para diversas plataformas, como Apple, Google, Samsung, Microsoft, Facebook, Twitter, JoyPixels e OpenMoji - e deve chegar em momentos diferentes para cada uma delas.