Monica Mellão.

Monica Mellão é a nova CEO da ERPFlex, fornecedora de um software de gestão web voltado para pequenas e médias empresas.

A executiva ingressou na companhia em dezembro como diretora de vendas e canais. A promoção para o cargo de CEO aconteceu em janeiro, a partir de mudanças na estrutura societária.

Gustavo Beserra, um dos líderes da operação, deixou a empresa e a sociedade. Hoje, o único sócio da ERPFlex é Ernesto Haberkorn, empresário de TI conhecido pelo seu papel na criação da Totvs.

Em 1983, Haberkorn, já então um empresário experiente, fundou uma nova empresa focada no emergente mercado de programas para PCs com um jovem impetuoso chamado Laércio Cosentino. A Microsiga veio a ser a semente a partir da qual surgiu a Totvs.

Além da empresa de ERP web, Haberkorn atualmente é sócio-diretor da TI Educacional, companhia que ministra cursos de TI e também implementa o ERPFlex.

Tanto Beserra quanto Monica fizeram carreira na Totvs. Beserra passou 11 anos na empresa, entre 1995 e 2006. 

Já Monica fez parte da equipe da companhia por 15 anos, de 1988 a 2003, 

Depois, a executiva trabalhou em empresas com foco no Business One, sistema de gestão da SAP voltado para pequenas e média empresas, incluindo Service One Consulting e Seidor Brasil, parceiras da gigante alemã de ERP.

Em 2019, o objetivo da ERPFlex é aumentar em pelo menos 40% seu faturamento (a empresa não abre valores). Para isso, a estratégia é ampliar o número de canais de venda e implementação do sistema.

Com 12 parceiros atualmente, a expectativa é alcançar 40 canais até o final do ano.

“O plano é capacitar parceiros em novas regiões do Brasil, pois hoje o foco está muito forte em São Paulo. Fora do estado, temos canais em Maringá, Cuiabá e Recife”, relata Monica.

De acordo com a CEO, a ERPFlex espera fechar parcerias com empresas nas principais capitais do Brasil.

Com o aumento das revendas, a meta para 2019 é dobrar o número de empresas atendidas pela solução, que hoje conta com cerca de 1 mil clientes.

Além do investimento no programa de parceiros, a empresa também fechou recentemente a contratação de uma agência de marketing digital com o objetivo de crescer no mercado.

Hoje o segmento de sistemas de gestão online para PMEs é um nicho concorrido, com players como ContaAzul e Omni entre os principais. No entanto, Monica afirma que o ERPFlex é voltado para empresas de um porte relativamente maior.

“Esses sistemas nativos digitais atendem muitas vezes empresas de uma ou duas pessoas que podem contratar a solução e iniciar a adoção sem intermediários. O ERPFlex atende principalmente empresas com cerca de 10 usuários, mas chegamos a ter clientes com 150 funcionários. Por isso, o processo de implementação exige suporte especializado”, detalha.

A ERPFlex atende a diversos segmentos, mas alguns dos setores com maior número de clientes hoje são varejo e distribuição.