James Q. Crowe, CEO da Level 3, por enquanto. Foto: divulgação.-

A Level 3 Communications, multinacional do ramo de telecomunicações, anunciou nesta sexta-feira, 08, que seu CEO James Q. Crowe deixará o cargo até o final de 2013.

Segundo informa o The Next Web, Crowe comunicou a decisão ao conselho de diretores da companhia, que instaurou um comitê para encaminhar o processo de escolha do novo chefe executivo.

Para a imprensa, Crowe liberou uma nota oficial sobre a decisão, onde declarou que é o "momento apropriado para iniciar a transição para uma nova liderança".

Crowe está no comando desde 1997, quando capitaneou uma remodelagem nas operações da empresa, reunindo diversas operações e holdings em uma única companhia com foco em comunicação e serviços de informação.

O anúncio, embora abrupto, não é exatamente surpreendente, levando em conta a queda de US$ 56 milhões que a empresa sofreu em seu valor de mercado em 2012.

A empresa também conta com pesados US$ 8,5 bilhões em dívidas a longo prazo, um pepino a ser passado adiante para o novo CEO.

Por outro lado, a participação da Level 3 no mercado ainda é substancial, com operações nos Estados Unidos, América do Sul, oeste da Europa e algumas regiões na ásia. Segundo números da companhia, mais 45 países recebem tecnologias da Level 3.

O anúncio da saída de Crowe vem no encalço de outra mudança na direção da Level 3. Na semana passada, a empresa divulgou a entrada de Peter van Oppen, ex-CEO da empresa de storage de dados ADIC, para o conselho diretor.