O Grupo Profarma contratou a solução Laserway Furukawa. Foto: Divulgação.

O Grupo Profarma contratou a solução Laserway Furukawa para ter uma rede capaz de acompanhar o processo de expansão da companhia. O sistema tem base em uma infraestrutura de fibra óptica.

“Ainda na fase de projetos, fizemos um estudo comparativo entre uma infraestrutura com cabeamentos UTP (par metálico) e a de fibra óptica, no qual o Laserway apresentou-se muito mais atrativo no investimento final (mão de obra, material e tempo de execução)”, conta Eduardo Oliveira, gerente de TI da empresa.

Oliveira destaca também a facilidade de expansão da rede proporcionada pela solução Laserway - que possui uma infraestrutura capaz de suportar múltiplos usuários e elimina a necessidade de switches de rede de acesso e de distribuição. 

“Ganhamos velocidade na criação de novos postos de trabalho, uma vez que podemos utilizar uma única fibra principal entre a sala de telecom e o local destinado à expansão e desta ramificar para todos os novos pontos de rede. Além disso, o custo de implementação é baixo, se comparado a uma expansão tradicional”, afirma.

Foi o que aconteceu na sede corporativa do Grupo Profarma, no Rio de Janeiro, onde foi feita a primeira implantação da solução da Furukawa. Em operação desde setembro de 2016, com 560 pontos de rede instalados, a solução Laserway passou por uma expansão em abril de 2017, quando a rede aumentou para 800 pontos instalados - utilizados na transmissão de voz (VoIP) e dados. 

“Além de possibilitar à área de TI apresentar um projeto com prazo menor de conclusão, a solução atenderá nossas necessidades de expansão/utilização, no mínimo, pelos próximos 15 anos”, ressalta Oliveira.

A solução está implantada na área de distribuição de medicamentos do grupo - a segunda maior do país, com mais de 13 mil itens no mix de produtos, 38 mil farmácias abastecidas e 17 milhões de unidades comercializadas por mês.

O sistema também está presente na Profarma Specialty, joint venture com a AmerisourceBergen que atua na área de medicamentos especiais. Instalada em São Paulo, essa unidade utiliza a solução da Furukawa desde o final do ano passado, com 200 pontos de rede para transmissão de dados e cem pontos dedicados a voz - no call center da empresa.

A solução Laserway foi adotada também como base da infraestrutura de comunicação do novo centro de distribuição do Grupo Profarma, no Rio de Janeiro. Inaugurado no início de novembro, o novo centro possui 850 pontos de rede para transmissão de dados e 500 para voz, todos suportados pela solução da Furukawa.