Inaugurado em novembro do ano passado, o Pix já realizou mais de 176 milhões de transações. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Tamanho da fonte: -A+A

O sistema do Pix apresentou instabilidades por 1h25 no final da tarde do último sábado, 6, quando usuários de diversos bancos reclamaram da indisponibilidade do serviço ou de erro na realização de transações. 

De acordo com o Estadão, as falhas começaram a ser reportadas por volta das 16h no site Down Detector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet. 

Na plataforma, várias instituições financeiras viram aumento das reclamações, entre elas Banco Inter, Banco do Brasil, Itaú, Nubank, C6, PagSeguro, Banco Pan, PicPay e Banrisul — além do Banco Central.

Alguns bancos tradicionais, como Caixa, Bradesco e Santander, não tiveram aumento de reclamações.

“Cara, o que está acontecendo com os aplicativos de banco no geral??? Tudo dando erro... Inter, Caixa, Next, BB...????? E agora o Pix tá fora do ar?!?!???? WHAT'S HAPPENING BRASIL”, questionou uma usuária do Twitter.

O Estadão procurou a assessoria do Banco Central, responsável pelo Pix, que confirmou a instabilidade causada por um problema técnico. 

"Informamos que o SPI ficou inoperante das 15h32 às 16h57, afetando os Pix que envolvem clientes de instituições diferentes. As equipes técnicas do Banco Central atuaram prontamente para o rápido restabelecimento do serviço", informou a instituição em nota.

Recentemente, a Red Hat, fornecedora de tecnologias open source para o Banco Central no projeto Pix, divulgou alguns dados sobre a capacidade de processamento do sistema.

A arquitetura do sistema é baseada em uma série de produtos da Red Hat, indo desde a solução de gerenciamento de softwares baseados em container OpenShift, que é mais conhecida, até produtos como AMQ Streams e Ansible Automation Platform.

O Red Hat AMQ é parte do Red Hat Integration, que oferece streaming de dados distribuídos com alta produtividade e baixa latência para operar, escalar e gerenciar aplicações em um ambiente Kubernetes nativo em nuvem.

Já o Red Hat Ansible Automation Platform é para criar e oferecer funcionalidades de automação de infraestrutura, assim o PIX pode ser integrado com soluções de automação, permitindo centralizar o gerenciamento. 

Durante os testes com um volume de 2 mil transações por segundo, o banco processou com sucesso 99% do total em menos de quatro segundos.

Inaugurado em novembro do ano passado, o PIX movimentou em 2020 um total de R$ 150,3 bilhões, em cerca de 176 milhões de transações.