Maria Fernanda Bermudez, secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre. Foto: PMPA.

A secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Maria Fernanda Bermudez, será a coordenadora da região Sul do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A atuação de forma conjunta, através do compartilhamento de informações e de iniciativas, é um instrumento importante para atingirmos os objetivos que são praticamente os mesmos, nesta área, em todos os municípios brasileiros”, afirma Maria Fernanda, referindo-se à proposta principal do Fórum Nacional, que trata da construção de redes de relacionamento e articulação entre os entes públicos e privados de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Maria Fernanda assumiu a Secretaria do Inovapoa em fevereiro. Ela estava no órgão há três anos e é uma funcionária pública de carreira, com passagem pelas áreas jurídicas do Senado e no Ministério do Trabalho em Brasília e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria-Geral do Estado e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Uma das iniciativas do Inovapoa junto ao Fórum, por exemplo, possibilitou que Porto Alegre se tornasse integrante do projeto Open & Agile Smart Cities, iniciativa da União Europeia que objetiva acelerar normas que busquem tornar as cidades inteligentes, transformando os municípios contemplados em motores de crescimento e bem-estar por meio da inovação.

O Fórum dos Dirigentes de Ciência e Tecnologia foi criado em 2001 e visa a articular secretarias municipais e estreitar as relações com órgãos dos governos federal e estaduais. 

Atualmente, conta com 150 municípios associados e atua para capacitar agentes públicos para a elaboração de projeto, construir redes de relacionamento e articulação, identificar demandas e oportunidades de projetos da área nos municípios e promover a integração das políticas governamentais do setor.