SAP leva sua tecnologia para a NHL. Foto: divulgação.

A National Hockey League (NHL) anunciou uma parceria tecnológica com a SAP para adotar uma plataforma de informações estatísticas sobre a liga, com o objetivo de proporcionar aos torcedores a experiência de acesso a informações em tempo real.

A companhia alemã reformulou a solução de estatísticas que a liga já oferecia aos fãs no seu site oficial. Segundo as duas companhias, a antiga página, estática e limitada, tornou-se mais abrangente, interativa e personalizada. 

"A nova plataforma de dados em tempo real permite que a liga disponibilize um vasto volume de informações oficiais sobre a NHL", afirmou a SAP em nota.

Considerada uma dos quatro maiores ligas esportivas dos Estados Unidos - junto com basquete, futebol americano e baseball - a NHL registrou em suas arenas em 2014 uma média de audiência de 21 milhões de pessoas, uma média de 17 mil pessoas por jogo e mais de 90% de capacidade total em suas arenas. Esses números não contam a audiência do esporte pela televisão.

A primeira versão da nova plataforma roda no ambiente SAP Hana, tecnologia de banco de dados em memória, possibilitando maior velocidade e novos modos de visualização para os dados do esporte.

"O hóquei é acelerado, com poucas interrupções na partida, o que faz com que muitos aspectos do jogo não apareçam na tabela de estatísticas", explica John Collins, diretor de operações da NHL.

As fases subsequentes deverão trazer sistemas de filtragem, uma ferramenta para previsão de finais, índices de equipes e a integração de dados históricos desde a temporada inaugural em 1917/18.

Uma vez integrados todos os arquivos estatísticos da NHL, as novas ferramentas e funcionalidades do NHL.com/Stats, incluindo filtros e visualizações avançados, serão aplicadas a toda a história da liga.

"Esta abordagem permitirá aos torcedores da NHL ter uma percepção mais aprofundada das partidas, além de trazer histórias interessantes e personalizadas sobre o hóquei e os jogadores. Pela primeira vez, os fãs poderão comparar jogadores e equipes, abrangendo todas as gerações", afirma Daniel Duarte, executivo-chefe responsável por inovação e experiência do cliente da SAP Labs Latin America.

A plataforma criada pela empresa alemã para a NHL se assemelha ao projeto que a empresa fez em 2013 com a liga de basquete dos Estados Unidos (NBA), com a criação da solução NBA Stats, que integrou dados e estatísticas de todos os times e jogadores da liga em toda a sua história, disponibilizando as informações para os fãs do esporte.

A ação da SAP se soma a outros produtos que a empresa alemã vem desenvolvendo para o segmento esportivo. Além de ter suas soluções de gestão em arenas como o SAP Center, em San Jose, na Califórnia, a empresa desenvolveu aplicações como um app para o Miami Open 2015, torneio de tênis realizado este ano nos Estados Unidos.

No Brasil, a empresa emplacou sua solução Match Insights, usada pela seleção alemã para analisar dados de desempenho durante a Copa do Mundo de 2014, no Grêmio, que também adotou o ERP da empresa em sua administração.