Twitter se une ao Ibope no Brasil. Foto: divulgação.

O Twitter divulgou nesta quinta-feira, 08, uma parceria com Ibope Media para o desenvolvimento de aplicações para medir a repercussão do conteúdo televisivo nas redes sociais.

O serviço será oferecido para emissoras de TV e agências de publicidade, que poderão medir e analisar em tempo real as reações e interações dos internautas que utilizam o microblog aos programas na TV aberta e por assinatura.

O acordo com o Ibope é o primeiro do gênero feito pelo Twitter na América Latina. Pelo mundo, a rede social tem parceiros como a Nielsen, GfK, Kantar e Video Research, que medem o impacto de campanhas de marketing no Twitter em países da Europa, Ásia e nos EUA.

Orlando Lopes, executivo-chefe do Ibope Media, afirmou em entrevista ao Valor que a expectativa da empresa é começar a fornecer nacionalmente o serviço de métricas para empresas até o fim deste ano. A partir de 2015, o plano é estender a oferta para Argentina e Colômbia.

"O acordo vai ajudar a acelerar a expansão da nossa operação na América Latina. O Ibope Media será a única consultoria especializada em medição de audiência de TV a manter um acordo do tipo com o Twitter na região", observa.

Embora a expectativa seja alta, as duas companhias não deram maiores detalhes sobre o acordo e nem a projeção de geração de receita com a medição de audiência.

Com a oferta, o Twitter Brasil espera um incremento de sua receita no Brasil. No mundo, a companhia fechou 2013 com aumento de 110% em receita, para US$ 665 milhões. Devido a altos investimentos operacionais, em 2013 a companhia teve uma elevação acentuada em seu prejízo, com US$ 645,3 milhões ante US$ 79,3 milhões em 2012.

Para Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter Brasil, o serviço poderá contribuir para incrementar a receita do microblog no Brasil. No entanto, a empresa não divulga números por país ou região. Mesmo assim, o executivo revela que o Brasil está entre os cinco principais mercados em audiência e receita.

"A operação está indo bem no Brasil, estamos crescendo e a expectativa é acelerar o aumento de receita com novos serviços para agências de publicidade e produtoras de conteúdo para TV", disse.

No mundo, o Twitter possui 255 milhões de usuários. Em 2013, o Brasil era o segundo mercado do microblog, com 33,3 milhões de contas. No país, mais de 80 dos 100 maiores anunciantes fazem campanhas de marketing no microblog.

O plano está em sintonia com o recente posicionamento do microblog, que dedicará um foco importante de sua operação para publicidade e conteúdo promovido em torno da televisão.

"O Twitter torna a TV melhor, e a TV torna o Twitter melhor", afirmou Kevin Weil, VP de produtos do Twitter, durante palestra em um evento sobre publicidade digital em San Francisco, no ano passado.

No Brasil, 54% dos internautas estão ligados na TV enquanto estão conectados à web e 38% comentam programas em redes como Facebook e Twitter. Aliás, segundo destaca o Ibope Media, 95% das conversas sobre TV em sites abertos são feitas via Twitter.

"A relação entre o Twitter e a TV é simbiótica, as ações de marketing nas duas plataformas geram mais ganho para os anunciantes. Os serviços novos vão permitir medir esses resultados das campanhas", afirmou Ribenboim.