A Marilan conta com uma fábrica em Marília, onde são produzidos mais de 100 itens. Foto: Divulgação.

A Marilan, segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil, completou a implementação do sistema de gestão SAP S/4 Hana com apoio da Softtek, parceira da SAP.

O movimento é parte do processo de reestruturação operacional, que busca dar suporte à estratégia de crescimento da empresa. 

A entrega do sistema foi feita após um processo de implementação que levou oito meses.

O trabalho permitiu à Marilan redesenhar e integrar 1039 processos de negócios ao novo ERP.

A marca, que possui 20 linhas de fabricação e exporta seus produtos para mais de 50 países, buscou substituir o ERP antigo por uma solução que pudesse dar suporte para a estratégia de avanço dos seus negócios. 

Para isso, a adoção do SAP S/4 HANA foi dividida em três etapas: preparação, implantação e treinamento, para contemplar todos os processos de negócios da empresa sem a necessidade de interromper a operação.

Para Geraldo Pereira Junior, Gerente de TI da Marilan, a simplificação do ambiente tecnológico, proporcionada pela integração dos processos, reduziu em torno de 20% os custos com manutenção do parque de tecnologia. 

“Conseguimos trazer áreas que trabalhavam de maneira isolada para dentro de um contexto integrado de negócio, com menos complexidade de gestão e menos dependência da TI. Temos as bases para um crescimento sólido e contínuo”, explica.

No final de 2018, a Marilan anunciou que vai instalar em Pernambuco sua segunda fábrica no Brasil. Com investimento de R$ 157,8 milhões, a nova unidade deve gerar 190 empregos e faz parte da estratégia de expansão do grupo.

Atualmente, a empresa conta com uma fábrica em Marília onde são produzidos mais de 100 produtos, incluindo biscoitos salgados, doces, rosquinhas, recheados, wafers, biscoitos especiais e cookies.