O livro “Sobre Fibras e Gente” conta a história da GVT. Foto: Divulgação.

Está marcado para a terça-feira, 9, o lançamento do livro “Sobre Fibras e Gente”, que conta a história da GVT. A obra foi escrita por Bruno Fernandes e Chico Barbosa.

Fernandes é doutor em administração (FEA-USP), professor do programa de doutorado em administração da Universidade Positivo, no Paraná, e professor convidado da Fundação Dom Cabral e da Universidade Plymouth, na Inglaterra. Atua também como consultor de empresas, tendo desenvolvido o modelo de gestão GVT. 

Barbosa é jornalista e doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP). É colunista do jornal Valor Econômico, editor na CBNEWS e escritor. 

O livro conta como, em 1999, Shaul Shani e Amos Genish, empresários sem experiência no ramo das telecomunicações no Brasil, criaram a GVT para fazer frente às grandes companhias do setor. Com isso, Genish se tornou presidente da Telefônica Brasil.

Na obra, Fernandes e Barbosa expõem e analisam os bastidores da construção da GVT, revelando os momentos de tensão, dúvida e pressão vividos pelos executivos da empresa.

No ano passado, a GVT deu início a um novo ciclo, quando foi adquirida pela Telefónica, após protagonizar uma negociação que culminou no maior investimento estrangeiro em um ativo brasileiro desde 1980, no valor de R$ 25 bilhões.

O livro traz aplicações de gestão, tecnologia, finanças, mercado, produtos e as operações que envolvem o entrelaçamento dessas áreas em uma grande corporação. 

O lançamento oficial do livro acontece na terça-feira, às 19h30, na Livraria Curitiba do ParkShopping Barigui.