CANA-DE-AÇÚCAR

Grupo Maringá adota solução da Versa

08/06/2022 09:27

Com implementação feita pela Sencinet, a expectativa é gerar uma economia de 30%.

Usina Jacarezinho, uma das empresas do Grupo Maringá. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Maringá, companhia brasileira dos setores sucroenergético e siderúrgico, adotou a solução SD-WAN da Versa Networks, fornecedora de serviços de acesso seguro (SASE, na sigla em inglês), com implementação da Sencinet, integradora paulista de telecomunicações e serviços em nuvem.

A ferramenta soma os recursos da tecnologia Versa à estrutura disponibilizada pela Sencinet, que inclui serviços de colocation, gestão de nuvens públicas e privadas, integração com tecnologias legadas e segurança.

O projeto contempla o desenvolvimento de uma camada de orquestração de serviços, configuração, controle, visibilidade e relatórios, segundo a empresa, com garantia de disponibilidade do serviço de 99,99%. 

Além disso, a Sencinet vai fornecer todos os equipamentos dedicados à conexão, como: hardware e software para conexão do ponto de rede IP; software para conexão em ambiente de nuvem pública; monitoração, gerenciamento e suporte; e serviços de instalação e manutenção em campo.

A solução já está em funcionamento na unidade de Marabá, no Pará, e o projeto agora está na fase de fechamento de contratos com fornecedores de acesso à internet nas regiões das operações do grupo. Toda a implementação deve ser feita em um prazo de 60 dias.

Com a implementação, a expectativa é economizar 30% dos investimentos em comparação com a tecnologia utilizada atualmente, de protocolo de chaveamento de pacotes (MPLS, na sigla em inglês).

“O ganho gerencial permite um avanço significativo dos níveis de eficiência de forma que, somando os benefícios intangíveis, a comparação com o modelo MPLS se torna impraticável”, explica Humberto Anghinoni, gerente corporativo de TI do Grupo Maringá.

Segundo o executivo, além de reduzir custos, a empresa espera ampliar os níveis de segurança em toda a rede.

Com 75 anos de história, o Grupo Maringá é composto pelas empresas Usina Jacarezinho, Companhia Canavieira, Maringá Energia e Maringá Ferro-Liga, atuando nos setores sucroenergético e siderúrgico.

O Grupo integra, desde 1968, a rede Copersucar, maior empresa brasileira de exportação de açúcar e etanol, responsável por comercializar os produtos fabricados na usina.

Com sede em São Paulo, a Sencinet possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá, quatro data centers e cinco teleportos, que compõem uma rede de satélites integrada capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina.

Ela possui soluções em banda C, Ku e Ka e utiliza satélites de alta capacidade (HTS). A empresa é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países e conta com um portfólio de clientes com cerca de 400 empresas.

Fundada em 2012 e com sede em San Jose, Califórnia, nos Estados Unidos, a Versa Networks possui aproximadamente 84% de market share de SASE no mundo, segundo o Grupo Dell'Oro.

Veja também

CRÉDITO
Provu adota solução da Provenir

A fintech é a primeira cliente da americana no Brasil.

BIM
Amazonas adota solução da Autodesk

Investimento pretende reduzir em 40% o tempo de projetos de engenharia do estado.

GESTÃO
Empresas de outsourcing de TI investem em nova solução ITSM

Mais eficiente e vantajosa, a plataforma 4Biz tem ganhado espaço.

PDV
Mr.Jones adota solução da Data System

Software de gestão é especializado no varejo de moda.

MULTICLOUD
B3: nuvem com Oracle e Microsoft

Bolsa de valores brasileira anunciou projeto de migração de 10 anos.

INSURTECH
Pottencial adota solução da Sensedia

A seguradora criou um portal para conectar produtos e parceiros.