Marcos Zago. Foto: divulgação.

A Unimed Nordeste-RS adotou com a Totvs um módulo de CRM sob medida para administradoras de planos de saúde, que roda juntamente com o ERP da companhia.

A solução é resultado da integração entre a ferramenta de gerenciamento de relacionamento da companhia e o Gestão de Planos, produto do segmento de Saúde da Totvs, e já está operação na cooperativa médica, sediada em Caxias do Sul, atendendo a 370 mil beneficiários em 16 municípios.

O trabalho de integração levou dois anos entre levantamento de requisitos, desenvolvimento e testes. No total, a Totvs investiu cerca de 5 mil horas no projeto, sob responsabilidade da área de Inovação do segmento de manufatura da companhia.

“A solução torna mais simples e ágeis as atividades de gerenciamento de relacionamento com o cliente, reduz a redundância de dados e de processos e aumenta a produtividade das administradoras de planos de saúde”, afirma o diretor de Manufatura da empresa, Vladimir Michels.

Hoje rodam na Unimed Nordeste-RS, em uma mesma plataforma, o CRM, o Gestão de Planos e o BackOffice do ERP. Segundo o coordenador de TI da cooperativa, Gilberto Cassani, o novo sistema aproveita melhor as informações de cada cliente, com atividades estruturadas em campanhas de relacionamento, contratos e contas

“O resultado é a melhoria na qualidade no atendimento e uma resposta mais rápida às demandas”, destaca o coordenador.

A solução integrada centralizou e automatizou processos para as seguintes áreas da Unimed Nordeste-RS: gestão comercial, gestão de informações de mercado, vendas, pós-vendas, backOffice, produtos, gestão cadastral, financeiro, faturamento, televendas e jurídico.

Conforme destaca a Unimed, o CRM da cooperativa médica tem atualmente mais de um milhão de contas registradas entre leads, beneficiários, contratantes, cooperados e prestadores.

“O desafio de inovar em um projeto deste porte é grande. Por isso foi necessário muito engajamento e proximidade entre as empresas para atingir resultados tão satisfatórios”, explica Marcos Zago, superintendente administrativo da Unimed Nordeste-RS.