Administradora de benefícios adota BA com Totvs. Foto: divulgação.

A Divicom, administradora de benefícios e plano de saúde com participação em seis estados das regiões Nordeste e Sudeste, implementou o software de BI da Totvs, o GoodData, para apromorar o controle de sua operação por indicadores de negócio.

Já cliente do ERP da Totvs no modelo SaaS, a Divicom optou por adotar o software de analytics também no modelo de serviço, em um projeto conduzido pela própria Totvs no segundo semestre de 2014.

Até o momento, o BA é responsável por monitorar 20% dos indicadores da Divicom. Isso porque, os dados da área financeira ainda não são mensurados pela tecnologia, integração que será realizada ao longo de 2015. Neste período, a empresa visa um crescimento de 60% de sua carteira de clientes.

Segundo Rafael Quadrotti, gerente de TI da Divicom, como o software de gestão já estava na nuvem, não fazia sentido adotar uma solução de BA instalada na empresa. O GoodData possibilita visões comerciais, como carteira de clientes, cancelamentos, metas e ranking de vendas.

"Precisávamos de uma tecnologia que nos ajudasse a visualizar os indicadores da organização de forma rápida, precisa e de qualquer lugar para que pudéssemos aprimorar nossa gestão. Adotar uma nova ferramenta hospedada na mesma nuvem simplificou a gestão dos fornecedores e o suporte”, explica Quadrotti.

Conforme explica o gestor, antes da solução de BI, para avaliar o desempenho de determinada característica do negócio, era necessário acessar o software de gestão e exportar as informações para o Excel, gastando-se até um dia nesse processo.

"Hoje, os dados estão online e, para acessá-los, os colaboradores precisam apenas fazer o login no sistema. Além disso, com o GoodData, é possível aferir o andamento das atividades praticamente em tempo real, pois as informações são atualizadas de hora em hora", completa a empresa em nota.

Além disso, a ferramenta de BA mostra também a posição de cada operadora em relação ao volume de vendas, idade, clientes ativos e não ativos, oferecendo à administradora uma visão precisa do andamento dos planos, facilitando um acompanhamento das metas e a prestação de contas aos seus clientes e parceiros.

"Como a rentabilidade do segmento de planos de saúde é baixa, o uso de ferramentas precisas para identificar o comportamento da carteira de clientes é fundamental. Conseguiremos acompanhar o desempenho de dois indicadores-chave para a companhia, aumentando a rentabilidade da carteira e reduzindo inadimplência.

No mercado há 19 anos, a Divicom possui dez filiais, contact center, unidade de desenvolvimento de produtos, e rede de distribuição com mais de três mil corretores.