A Construtora Baliza adotou o Mobuss Construção. Foto: Divulgação.

A Construtora Baliza, que atua há mais de 30 anos no mercado de incorporação e construção de imóveis, adotou o Mobuss Construção, solução de mobilidade desenvolvida pela Teclógica.

O principal objetivo da Baliza era obter informações concretas sobre o andamento das atividades no canteiro de obras para melhor mensurar os setores que mais geravam demandas. 

“Sentimos a necessidade de uma solução durante a realização das inspeções de serviços. Realizávamos todo o trabalho manualmente. Os dados eram anotados em formulários de papel e depois passados para o Excel. Este processo demandava muito tempo dos nossos colaboradores e não garantia exatidão dos números”, afirma a responsável pela área de Qualidade da Baliza, Simone Mendes de Paula. 

Para mudar o processo, a empresa estava orçando o desenvolvimento de um sistema próprio, mas acabou encontrando no Mobuss Construção uma solução que atendia todas as necessidades com um custo menor.

Após um ano do início da implementação do módulo Qualidade, a Baliza avalia que a ferramenta imprimiu agilidade, aperfeiçoamento dos serviços prestados e confiabilidade nas informações.

“Qualidade não é só ter certificado, é o que entregamos para os clientes. Com o Mobuss Construção conseguimos olhar a obra como um todo e enxergar a realidade do canteiro. Monitoramos tudo mais de perto, levamos os dados coletados para reuniões gerenciais e conseguimos visualizar de uma maneira simples e dinâmica”, conta Simone.

Após o início do uso da solução, foi necessário criar o hábito de analisar os números. A Baliza faz toda a administração da obra por meio da solução e isso resultou em mudanças no dia a dia. 

“Colocamos prazos de acordo com a realidade, por exemplo. Antes havia um tempo padrão que geralmente não era cumprido. Nosso objetivo em longo prazo é realizar a gestão por meio dos números. Além disso, antes alguns campos eram preenchidos e outros não, o que impactava nos indicadores. Com o uso contínuo do Mobuss, aprimoramos cada vez mais o entendimento das aplicações em cada área”, conta.

Atualmente, 24 funcionários utilizam a solução. 

“Nossa produtividade vem aumentando continuamente e os relatórios estão cada vez mais eficientes”, conclui.

Fundada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, a Beliza já entregou mais de 4.000 unidades habitacionais. Atualmente, conta com o apoio de 75 colaboradores.

A Teclógica, empresa de gestão de processos de TI e negócios, fechou o ano de 2015 com um faturamento de R$ 20 milhões, aumento de 5% em relação a 2014. A companhia finalizou 2015 com um total de 99 clientes. Em 2014, o número estava em 77 empresas. 

A carteira de clientes específica do Mobuss Construção teve um crescimento de 62% em comparação com o ano anterior.

Fundada há 21 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na entrega de serviços, gestão de TI e negócios com sede em Blumenau.