O Pão de Açúcar busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais com a Microsoft. Foto: Divulgação.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai levar uma experiência digitalizada para a loja física a partir de um acordo firmado com a Microsoft. 

Para realizar o projeto, o GPA também terá como parceira a Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, que será responsável pelo desenvolvimento das soluções e implantação de todos os sistemas de inteligência artificial em Azure.

A iniciativa prevê a análise, definição e implementação de novas tecnologias para o aprimoramento da experiência de compra dos clientes dos hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança e e-commerce alimentar do GPA. 

Por meio de uma plataforma de dados centralizada, a parceria busca o desenvolvimento e aplicação de novas iniciativas digitais.

O acordo será materializado na criação de uma loja que reúne todas as iniciativas e produtos digitais e tecnológicos desenvolvidos pela área de tecnologia da informação do GPA, com o suporte das soluções da Microsoft. 

“A loja phygital é uma resposta à crescente demanda dos consumidores por uma experiência de compra mais ágil e intuitiva, resultado da transformação digital em curso na sociedade e do avanço do e-commerce. A loja usa tecnologia para oferecer uma experiência inovadora aos clientes, amparada nos ‘is’ de imediatismo e interatividade”, explica Antonio Salvador, diretor de transformação digital e e-commerce do GPA.

A loja, que deverá ser aberta ao público ainda este ano sob a marca Minuto Pão de Açúcar, uma das bandeiras de vizinhança do GPA, receberá sensores capazes de interagir com as plataformas digitais (aplicativos para celular e e-commerce) e com tecnologias como lockers, reconhecimento facial, self-checkout, entre outras. 

Com a solução dos armários, por exemplo, o cliente poderá antecipar suas compras via aplicativo e retirar na loja sem filas ou espera. Ao chegar à loja, bastará se dirigir ao equipamento e digitar um número de liberação, ambos informados previamente via app. 

O reconhecimento facial fará a leitura de todas as informações disponibilizadas, como CPF e perguntas normalmente realizadas no momento em que se inicia o processo de pagamento. Neste caso, o cliente, além de identificar seu cadastro, poderá passar suas compras nestes pontos, espalhados pela loja, e pagar diretamente pelo cartão ou via aplicativo.

A loja também terá equipamentos de self-checkout, nos quais os próprios clientes passam suas compras e realizam o pagamento, sem a interferência de um colaborador.

“Diante do cenário cada vez mais tecnológico e multicanal em que nos encontramos, a tendência é que a transformação digital se torne cada vez mais frequente e natural. Por isso, nós temos trabalhado para atender previamente esta demanda que está se consolidando, ao oferecermos ferramentas que facilitam a aprimoram cada vez mais a experiência de compra dos nossos clientes”, complementa Salvador.

A loja modelo também abrigará outras iniciativas que foram desenvolvidas pelo GPA, como o Pre-Scanning, que já está sendo testado em laboratório na unidade do Pão de Açúcar Jardim Paulista. 

Nela, colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o pré-escaneamento das compras enquanto aguardam a vez na fila. Caso o cliente aceite, o operador inicia o registro dos itens, retirando e colocando as compras novamente no carrinho. 

Ao fim da ação, o operador entrega um QR Code para o cliente e o direciona para a seção de autoatendimento, ou o checkout que estiver com menor demanda no momento.

Outra iniciativa é o formato Shop and Go, em que o cliente pode realizar suas compras em loja física e solicitar que todos os produtos sejam entregues em domicílio em até quatro horas. 

A loja terá, também, o sistema Scan and Go no qual o cliente utiliza o próprio aparelho celular para escanear os códigos de barra dos produtos e efetuar o pagamento. Na versão do aplicativo do Pão de Açúcar Mais, o cliente utiliza o scanner de produtos disponível no próprio app para registrar suas compras.