Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Neste breve artigo, falaremos sobre as ambições de transformação digital das empresas e como aplicar uma estratégia de nuvem em todos os lugares para acelerar este processo. Mas o que a HPE quer dizer com uma estratégia de nuvem em todos os lugares?

A estratégia da HPE é que a experiência em nuvem - e os benefícios que ela traz em velocidade, agilidade e eficiência - devem ser acessíveis a aplicativos e dados em qualquer lugar. A HPE permite que as empresas eliminem a complexidade e os silos em nuvens públicas e privadas com ferramentas, processos e automação de operações em nuvem comuns que aliviam o gerenciamento das operações do dia a dia, deslocando recursos para acelerar os resultados de negócios e gerar valor.

A equipe de serviços profissionais e de consultoria em nuvem híbrida da HPE ajuda a tornar isso uma realidade para as empresas, aproveitando o seu portfólio abrangente de produtos e soluções onde eles se encaixam melhor.

A HPE oferece com exclusividade a experiência em nuvem para aplicativos e dados em qualquer lugar, da borda à nuvem.

Centrado na borda, orientado por dados e habilitado para a nuvem

A transformação digital está sobre nós e é a força motriz para investimentos em tecnologia não apenas dentro de TI, mas cada vez mais dentro das linhas de negócios. Acredita-se que a empresa do futuro é centrada na borda, habilitada para nuvem e orientada por dados e que essas três agendas de transformação principais estão impulsionando a transformação digital geral dos negócios das empresas.

A borda é onde a explosão de dados acontece - onde a interseção de bilhões de pessoas e lugares e trilhões de coisas gera quantidades inimagináveis de dados. Há uma grande oportunidade aqui, de unir os mundos digital e físico como, por exemplo, personalizar experiências de compras para os clientes, habilitar cuidados de saúde avançados, possibilitar salas de aula digitais para alunos e muito mais.

Subjacente a todos esses dados, estão nuvens em muitas formas e tamanhos, de nuvem pública a privada. Nesta realidade de nuvem híbrida, a empresa encontra muitas opções. Isso cria uma complexidade inerente, talvez um sobre aprovisionamento e subutilização dispendiosos, capital preso em ativos fixos e lacunas de habilidades e escassez de talentos que precisam ser resolvidas em tempo real.

Acredita-se que se a empresa puder extrair resultados instantaneamente de todos os seus dados - da borda para a nuvem, isso será um enorme diferencial. A chave está em obter visibilidade e acesso aos dados, a capacidade de gerenciar e agir com base em insights em todos os lugares - e tudo isso com segurança e governança em vigor.

A HPE impulsiona esta agenda digital e leva os seus clientes para mais perto de um modelo como serviço que alcançará os resultados e a economia de custos que os seus clientes tanto procuram.

Então, como vemos as organizações progredindo dentro dessas três agendas centrais?

Olhando para a agenda centrada na borda, vemos duas áreas claras de investimento. A primeira é a necessidade de focar nos canais digitais que podem fornecer novas experiências que inspirem a defesa, a fidelidade e a interação do cliente. A segunda é a necessidade de derivar contexto e percepção de um mundo físico cada vez mais digitalizado e usar tal percepção para ter controle.

Olhando para a agenda baseada em dados, vê-se um item principal: como é extraída a inteligência dos dados? E isso cada vez mais empurra para a adoção convencional da inteligência artificial e do aprendizado da máquina. Mas, com essa quantidade crescente de dados, vem uma grande responsabilidade de confiar nesses dados. Incluídos neste modelo de confiança estão a resiliência cibernética, a regulamentação e a conformidade.

Ao olharmos para a agenda habilitada para nuvem, vemos novamente outras duas áreas principais de foco. A primeira é como fornecer a combinação certa e proposital de local e fora do local; especializado e hyperscale, ao mesmo tempo em que continua a modernizar, mover e migrar cargas de trabalho, aplicativos, dados e serviços de plataforma para o ambiente ideal em termos de custo e desempenho. Em segundo lugar está a tendência de construir novos aplicativos de rede com arquitetura nativa da nuvem e uma mentalidade de primeiro na nuvem. Essa nova onda de aplicativos permite a entrega de novos produtos e serviços a uma velocidade que agrega valor mais rápido do que nunca. É a combinação de ambas as agendas que impulsiona a mudança de uma organização para se tornar habilitada para a nuvem.

A evolução do modelo operacional.

Até este ponto, discutimos agendas altamente orientadas para a tecnologia. No entanto, há um componente ausente aqui, sem o qual o valor do negócio não pode ser realizado.

O componente que falta e que é a chave para o sucesso da transformação digital das empresas é o seu modelo operacional. É a capacidade de evoluir desse modelo operacional de formas tradicionais para novas formas digitais que ajudarão a organização a colher os frutos dos investimentos feitos.

A evolução do modelo operacional torna-se fundamental e exige um programa de gerenciamento de mudanças. Não se pode falar apenas sobre tecnologia e agendas de plataformas – é necessário abordar os processos e conduzir o time das empresas ao longo dessa jornada também. Muitas vezes, essa é a parte mais desafiadora e o maior obstáculo na realização do valor.

Modernizar e Mover.

É fundamental concentrar esforços nas cargas de trabalho que impulsionam os negócios das empresas. Fazer parcerias para ajudar a determinar a combinação certa de onde os aplicativos e dados residem e garantir que eles sejam modernizados e migrados para otimizar custo, desempenho e agilidade.

Automação e orquestração em toda a nuvem é a chave para o sucesso da implantação e operação da combinação certa de nuvem híbrida. Esse foco na automação garante que exista escalabilidade, repetibilidade, capacidade de manutenção e segurança necessárias para atender às metas de negócios.

Por fim, pode-se ajudar a determinar como o data center da empresa se alinha com a sua estratégia da borda à nuvem. Sabe-se que nem tudo vai para a nuvem pública. Desta maneira, a HPE ajuda a modernizar o data center de seus clientes, trazendo a experiência em nuvem local e onde mais ele precisa.

Para ajudar a determinar a combinação certa de nuvem híbrida, pode-se analisar o portfólio e identificar a plataforma de destino mais adequada e a disposição para cada carga de trabalho ou aplicação. Aproveitando o serviço de Right Mix Advisor, a HPE trabalha com eficácia em centenas de aplicações. A partir daí, começa-se a planejar o que será movido, como movê-lo, o que precisará ser modernizado e onde estará a plataforma de destino mais adequada.

A automação é a chave para qualquer implantação de infraestrutura, plataforma ou nuvem híbrida bem-sucedida. A TI não pode operar em escala da mesma forma que fazia no passado. A HPE traz o nível certo de automação para o negócio de seus clientes, onde terá o maior impacto na cadeia de valor. A automação também é a chave para garantir que as práticas de segurança e desenvolvimento sejam incorporadas e codificadas no local, permitindo que a empresa seja dimensionada com segurança e opere com sucesso.

Além do serviço de Right Mix Advisor para análise de portfólio e planejamento de migração, são oferecidos serviços para modernização de aplicativos - desde a simples reformulação até a reescrita complexa de aplicativos monolíticos para micro serviços implantados por meio de contêineres, bem como serviços para migração de aplicativos para qualquer plataforma destino. Podem-se modernizar e migrar aplicações, bancos de dados, bem como sistemas corporativos como SAP. A HPE tem os métodos, ferramentas e IP para aplicar uma abordagem de fábrica para migrações em grande escala.

Depois de ajudar a identificar a combinação certa de nuvem híbrida, ajuda-se a desenvolver todo o patrimônio do cliente, incluindo a TI tradicional, GreenLake, nuvem privada, nuvem pública ou qualquer combinação deles. A automação em toda essa propriedade é um fator chave de sucesso para conduzir as operações de nuvem híbrida e a HPE oferece uma série de serviços, como provisionamento de autoatendimento e ofertas de serviço para ajudar as empresas a atingirem os seus objetivos de implantação. São décadas de conhecimento e soluções abrangentes de tecnologia para atender às necessidades e requisitos do datacenter de seus clientes.

Acelerando a Inovação.

A inovação digital é crítica para a competitividade e crescimento no mercado. A HPE tem se destacado nesta área-chave, ajudando algumas das maiores organizações do mundo a aproveitar arquiteturas, estruturas e práticas nativas recomendadas da nuvem que são essenciais para qualquer iniciativa de inovação bem-sucedida. A infraestrutura pronta para o desenvolvedor oferece benefícios consideráveis, muito além da economia de custos. Eles são ambientes altamente ágeis e escaláveis que são projetados para desenvolvedores e engenheiros. São criados ambientes flexíveis que permitem a liberdade de inovar com proteção contra riscos desnecessários.

Construir software e soluções nativas na nuvem requer repensar como as aplicações são arquitetadas, construídas e operadas. As empresas maximizam o valor e minimizam o desperdício aproveitando a infraestrutura em nuvem, usando métodos de desenvolvimento de aplicações enxutos e ágeis, empregando abordagens de DevOps e aproveitando os recursos nativos na nuvem para melhorar o desempenho, a eficiência e a escalabilidade. Navegar no ecossistema de soluções, plataformas e ferramentas nativas da nuvem pode ser complexo e assustador, e a HPE está pronta para ajudar a adquirir a experiência necessária para construir soluções disruptivas para os seus clientes.

Para permitir que os desenvolvedores inovem, criam-se ambientes seguros, escaláveis e prontos para operações, implantados por meio de Infraestrutura como Código e com base nas melhores práticas, aumentando a capacidade de manutenção, a qualidade e a consistência. Uma infraestrutura que está pronta para os seus desenvolvedores começarem a codificar deve incluir as estruturas e ferramentas nativas na nuvem de que as equipes precisam para acelerar a inovação. Garantir que o monitoramento, registro, alertas e relatórios estejam em vigor é a base para as operações contínuas nesses tipos de ambientes. E, claro, as melhores práticas de segurança devem permear todas as facetas do ambiente e regular como ele é consumido.

DevOps trata de quebrar os silos entre as organizações, incluindo desenvolvimento de TI e operações de TI. É uma mudança de cultura que incentiva a colaboração de uma forma que promove um melhor desenvolvimento de aplicações com mais velocidade e mais confiabilidade. DevOps também envolve integração e implantação contínuas, acelerando os ciclos de desenvolvimento com um pipeline de lançamento frequente e confiável, automação de infraestrutura e forte colaboração entre as equipes, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade por meio de testes automatizados. As organizações comprometidas com a inovação na nuvem consideram essencial adaptar as culturas de desenvolvimento e operações para adotar essa abordagem.

Para gerar valor e responder rapidamente às mudanças, é fundamental adotar uma abordagem ágil para o desenvolvimento de soluções e utilizar arquiteturas, estruturas e serviços nativos da nuvem para aumentar a produtividade. O desenvolvimento de aplicativos em ambientes de nuvem requer novas abordagens; uma abordagem monolítica tradicional simplesmente não se aplica. Novas arquiteturas de aplicativos que empregam microsserviços, conteinerização, multilocação e métodos como serviço devem ser usadas para aproveitar totalmente o que a nuvem oferece em agilidade e escala e ajudar a alcançar e superar os objetivos de negócio.

A HPE oferece vários serviços de avaliação e implementação de DevOps para ajudar a amadurecer a cultura DevOps, fortalecer a colaboração, reduzir os ciclos de desenvolvimento e aumentar a qualidade do software. Não importa se o cliente está apenas começando ou já implementando as práticas recomendadas de DevOps.

Podem ser oferecidos serviços de adoção de contêineres por meio da plataforma de contêiner HPE Ezmeral, bem como várias outras plataformas de contêiner, como OpenShift, Tanzu e Kubernetes nativos. A HPE também ajuda a construir soluções de software nativas na nuvem, tolerantes a falhas e autoescalonáveis, e orientar as equipes sobre as melhores práticas para que possam se tornar autossuficientes, com o objetivo de aumentar a produtividade de sua equipe e acelerar o tempo de lançamento no mercado.

A agenda de evolução do modelo operacional.

Evoluir o modelo operacional é um desafio. 55% das empresas esperam substituir seus modelos operacionais desatualizados por uma abordagem de nuvem híbrida até 2023. Novas tecnologias e a adoção da nuvem estão impulsionando essas mudanças e em um ritmo acelerado.

A HPE tem uma abordagem comprovada para desenvolver uma estratégia de transformação de nuvem personalizada e um modelo operacional para os seus clientes.

Isso é alcançado determinando sua prontidão e nível atual de maturidade, bem como conduzindo a execução de seu roteiro de transformação, definindo um novo modelo operacional adequado e certificando-se de que seus clientes estejam bem posicionados para estabelecer governança e decisão. Isso não é pouca coisa. Este pode ser um processo de vários anos para trabalhar com todas as mudanças necessárias. A HPE faz parcerias com os seus clientes durante toda essa jornada e garante que a estratégia e a execução desse plano estejam alinhadas com as melhores práticas e abordagens do setor.

As principais áreas de foco da evolução do modelo operacional.

O serviço de avaliação e estratégia de maturidade de transformação de nuvem híbrida alavanca uma estrutura de oito domínios que são áreas comuns que a maioria das organizações de TI precisa considerar à medida que evoluem ao longo do tempo. Essa estrutura desenvolvida pela HPE permite avaliar rapidamente quais recursos a organização já possui para operar um modelo híbrido de nuvem em todos os lugares e também identificar as lacunas que podem existir. Também permite desenvolver rapidamente um roteiro personalizado e uma lista de pendências acionável de atividades para acelerar rapidamente o processo de transformação. Este modelo também é altamente personalizável para uma situação única com base no escopo de necessidades hoje e em objetivos para o futuro.

O escritório de negócios de nuvem híbrida é uma abordagem prática recomendada do setor para desenvolver e implantar colaboração, comunicação e um órgão regulador para ajudar a sustentar a transformação digital e garantir que a conformidade e a supervisão sejam mantidas. Ele ajuda as empresas a acelerar como uma organização, ao mesmo tempo em que fica dentro das grades de proteção que foram estabelecidas para manter a organização segura. É essencial garantir e orientar a tomada de decisões, desenvolver e comunicar padrões e quebrar silos organizacionais, ao mesmo tempo em que é capaz de responder a novas informações ou imperativos de negócios por meio de uma abordagem ágil. Isso é muito mais do que o típico escritório de gerenciamento de projetos. Na verdade, esse corpo diretivo costuma ser o início de sua nova estrutura organizacional de nuvem.

Para atingir seus objetivos de transformação, a HPE ajuda a criar um modelo operacional de nuvem personalizado, incluindo o planejamento de transição detalhado necessário. Ela projeta, executa e estabelece os runbooks, processos e políticas com base na estratégia operacional desejada e no plano de avanço.

Como a HPE ativa a transformação da nuvem em todos os lugares?

Há muitas escolhas que as empresas precisam fazer ao longo do caminho, e a HPE ajuda a fazer as escolhas certas e a implementar as decisões da maneira que melhor se adapte aos negócios e objetivos de seus clientes, determinando o melhor posicionamento para cargas de trabalho e dados, construindo nuvens híbridas automatizadas, modernizando e migrando aplicativos e desenvolvendo soluções nativas da nuvem.

E, finalmente, a HPE ajuda a gerenciar e controlar toda a propriedade híbrida com os serviços HPE GreenLake em vários domínios, independentemente da localização ou da nuvem que o cliente escolher.

A HPE está posicionada de maneira única como fornecedor de infraestrutura, de software e de serviços, o que cria uma amplitude e profundidade de conhecimento e recursos sem igual no mercado. Mais importante ainda, tem a experiência e a compreensão do que é necessário para navegar por uma transformação digital de sucesso e ajuda os seus clientes, não importa onde ele esteja em sua jornada.

Essa transformação pode ser nova para a organização e para a equipe, mas é isso que a HPE faz todos os dias. A HPE constrói parcerias com os principais provedores de nuvem e fornecedores de tecnologia, o que permite elaborar as melhores soluções. A HPE se compromete com os resultados e com o sucesso de seus clientes.

Quer saber como a sua empresa pode acelerar a transformação digital com uma estratégia de nuvem em todos os lugares? Entre em contato com a Sercompe

*Por Rodrigo Alvarez, Brazil Consumption Services Business Leader na Hewlett Packard Enterprise.