A IBM, o Centro Universitário Senac e a Flextronics lançam o Centro InovaCidades, uma parceria que tem como objetivo desenvolver soluções baseadas em computação na nuvem para o gerenciamento de cidades inteligentes.

A ideia é especializar profissionais da área de Tecnologia da Informação para suprir a alta demanda do mercado de trabalho brasileiro.

Baseado na aplicação de soluções tecnológicas em prol da sociedade e do desenvolvimento profissional, as duas principais atribuições do centro serão a criação de um modelo de sistema de gestão para cidades inteligentes e a capacitação de pessoas por meio das tecnologias IBM.

A iniciativa contará com uma equipe formada por professores e alunos do Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro, que será responsável pela elaboração de um projeto que entenda as principais necessidades das cidades e, assim, desenhe os sistemas necessários para que os problemas sejam sanados com o auxílio da tecnologia.

“Esta iniciativa faz parte da estratégia da IBM de investir em capacitação local, através da transferência de conhecimento para o meio acadêmico, replicando, assim, a tecnologia IBM para o mercado”, afirma José Carlos Duarte, CTO da IBM Brasil.

Segundo o executivo, a parceria também prevê o desenvolvimento de mais cidades inteligentes no Brasil, de pequenas a grandes localidades, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis que permitam gestão eficiente dos diversos sistemas de administração urbana.

Na área de capacitação, serão oferecidos dois cursos gratuitos: Computação em Nuvem, destacando os conceitos fundamentais no modelo de negócio da tecnologia, e Desenvolvimento Ágil de Software.

Ambos os cursos permitirão que os participantes conquistem as certificações IBM Certified Solution Advisor (Cloud Computing Architecture V2) e IBM Certified Specialist (Rational Team Concert).

Cada curso contará com cerca de 30 alunos.