Esquerda para direita: Luis Cláudio Allan, Gil Giardelli, Indio Brasileiro, Clayton Melo. Foto: divulgação

O empresário Indio Brasileiro, um dos precursores da Internet no Brasil, anuncia o Grupo IB, holding que vai controlar as empresas paulistas FirstCom, Gaia Creative, I-Group, Oca Comunicação e a joinvilense Clube de Autores.

Criada em 2009, a companhia catarinense afirma ser hoje a maior de autopublicação da América Latina, com 21 mil autores, 24 mil títulos e 280 mil exemplares vendidos. Em março, a empresa recebeu investimento de valor não divulgado do Fundo SC, gerido pela FIR Capital e BZPlan.

As companhias reunidas no grupo, cujas administrações permanecerão independentes, atendem a um universo somado de mais de 150 marcas, entre contratos ativos e sazonais, reunindo nomes como Petrobras, Buscapé, Angry Birds, Abradi e TAM, e esta base é o foco da holding.

A proposta é fazer uma oferta de ponta a ponta em comunicação, reunindo desde gestão do conteúdo e relações públicas, até serviços de big data, relações com investidores, open innovation e gestão de marcas em redes sociais.

“Inovação já foi objetivo. Hoje, é necessidade. Podemos oferecer, com esta sinergia entre as empresas, soluções integradas que atendem a isso, de olho nos desafios atuais da comunicação em termos de planejamento estratégico em múltiplas plataformas, sem que os clientes tenham que lidar com vários fornecedores”, afirma Índio.

Para ele, o alinhamento entre os profisisonais que se unem na formação do grupo é fundamental para esta proposta.

Gil Giardelli, CEO da Gaia, entra como diretor de Inovação do grupo, agregando experiência em soluções de gestão do conhecimento no relacionamento digital.

Além disso, como parte do acordo, a Gaia passa a fazer parte do Grupo IB e Indio torna-se Presidente do Conselho da agência fundada por Giardelli.

Já Clayton Melo, que assume como COO, é diretor geral do I-Group e traz na bagagem expertise em planejamento digital e e-learning de uma empresa atuante desde 2004.

Também entra na holding o jornalista Luis Claudio Allan, sócio-fundador e diretor da FirstComm, que tem mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa e muita bagagem na indústria digital.

“Eu e o Claudio somos os mais antigos. Trazemos para o grupo ainda mais massa encefálica digital”, brinca Indio.

Complementando a oferta da holding, a Oca agrega mais experiência em relações públicas e o Clube de Autores vem com o sistema de autopublicação.

Para Allan, a entrada do Brasil na rota dos investidores internacionais, especialmente na indústria digital, assim como o surgimento de grupos de investimento brasileiros interessados em aportar capital em empresas de inovação-, consolidou um cenário favorável para uma potência como o IB.

"O grupo é composto por empresas e profissionais que participaram do nascimento da Internet no Brasil e está muito bem posicionado para ajudar quem busca muito mais do que uma simples ação de comunicação, mas também engajamento, seja na mídia tradicional, nas mídias sociais ou onde quer que esteja sua audiência”, diz o diretor da FirstCom.

De fato, o currículo do time da nova holging impressiona.

A começar por Indio, que é administrador de empresas e começou a carreira no Bradesco, depois trabalhou por cerca de dez anos para a Folha de S.Paulo, foi diretor Comercial da equipe fundadora do UOL e o primeiro country manager do portal StarMedia no Brasil.

Além disso, o profissional estruturou uma das primeiras empresas de venture capital da América Latina, a ITC Ventures, e foi city leader do evento da indústria digital First Tuesday,

Com ele, Allan também trabalhou na StarMedia, na ITC Ventures e no First Tuesday antes de fundar a FirstCom.

Já Melo foi editor de Tecnologia da IstoÉ Dinheiro, de Comunicação da Gazeta Mercantil e editor-executivo do site IDGNow!, além de repórter do Meio & Mensagem e sócio da Toda Palavra Conteúdo Editorial, especializada em livros e revistas segmentadas.

“Vou trazer minha experiência como profissional de redação, especialmente nas áreas de tecnologia, comunicação e negócios, para agregar novos serviços e soluções para o grupo”, comenta Melo.

Giardelli, por sua vez, é autor do livro "Você é o que você Compartilha”, além de professor da ESPM. O profissional traz no currículo também passagens como gestor de empresas como Permission e Grey Brasil.

“Com a associação de relações públicas, redes sociais e gestão de conhecimento, criaremos projetos de comunicação tailor made que poderão envolver desde a criação de um programa de mídia social e relações com a imprensa a projetos de branded content em várias plataformas”, finaliza Giardelli.