PUC-RS lança conhecimento em rede. Foto: divulgação.

A PUC-RS lança nesta quinta-feira, 08, a plataforma virtual Conhecimento em Rede, que disponibilizará gratuitamente vídeos e podcasts com relatos de pesquisas, estudos e técnicas de ensino desenvolvidas na Universidade.

Abordando áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente, a plataforma já conta com vídeos didáticos de especialistas como o economista Alfredo Meneguetti Neto (finanças pessoais); a professora da Faculdade de Informática Soraia Raupp (simulação de multidões); o sociólogo Rodrigo de Azevedo (violência e segurança pública) e a professora da Faculdade de Serviço Social Patrícia Grossi (violência e maus tratos).

O projeto é uma iniciativa no formato conhecido internacionalmente como MOOC (Massive Open Online Course), no qual universidade compartilham módulos de seus cursos gratuitamente.

Novidade por aqui, lá fora este formato é uma tendência na qual já embarcaram líderes do setor como as universidades americanas de Harvard, MIT e Stanford.

Atualmente a PUC-RS conta com 30 mil alunos. Com a nova plataforma, mesmo que não tenha retorno financeiro com isso, o plano é fortalecer o nome da instituição.

Além de consolidar as áreas de excelência e incrementar o processo de internacionalização, a PUC-RS estima que o projeto servirá uma bandeira da universidade como uma instituição inovadora e empreendedora.